Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUELLA DE AZEVEDO PALHARES

DISCENTE : EMANUELLA DE AZEVEDO PALHARES
DATA : 06/03/2023
LOCAL: Faculdade de Educação/UERN Plataforma Google Meet

A DIVERSIDADE NA EJA: SENTIDOS EMERGENTES NOS COTIDIANOS DOS PRATICANTESPENSANTES DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA ODILA EM ANGICOS/RN

EJA. Diversidade. Epistemologias do Sul. Cotidianos.

Este trabalho parte de uma perspectiva epistêmica descolonial e consiste em reconhecer e desinvisibilizar práticas identitárias dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professora Maria Odila, localizada no município de Angicos/RN, como forma de credibilizar sentidos da diversidade presentificada, mas que tem sido invisibilizadas e/ou inferiorizadas dessa modalidade educativa. Nesse contexto, foram estabelecidos os seguintes objetivos: (i) conhecer sentidos emergentes da diversidade dos praticantespensantes da EJA da Escola Municipal Professora Maria Odila; (ii) identificar, pelo sentimento do mundo, as diferentes práticas e sentires da diversidade manifestos nos praticantespensantes da EJA; (iii) reconhecer/desinvisibilizar sentidos produzidos pela diversidade dos sujeitos da EJA; (iv) traduzir sentidos emergentes da diversidade desses sujeitos, possibilitando a construção de redes de solidariedades interseccionais entre/com eles. A pesquisa é de natureza qualitativa e está amparada, epistemologicamente, pela abordagem sociológica-metodológica das sociologias das ausências, sociologias das emergências e do trabalho de tradução (SANTOS, 2002), sob o prisma dos estudos dos cotidianos (CERTEAU, 1998), e como forma de alcançar os objetivos propostos, definiu-se como procedimentos de pesquisa: o sentimento do mundo (ALVES, 2009), as redes de conversações (MATURANA; DÁVILA, 2009), a escuta sensível (BARBIER, 1998) e o um diário de campo para narrativização das práticas reconhecidas. Argumenta-se que as concepções de diversidade, eivada de lutas e relações injustas de saber-poder, podem ser melhor capturadas, compreendidas, dilatadas com as Epistemologias do Sul (SANTOS, 2009, 2016, 2020), articulando tais concepções ao campo da EJA.

Presidente - 5403 - FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
Interno - 12632 - SAMUEL PENTEADO URBAN