Banca de DEFESA: MIRELLA GIOVANA FERNANDES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRELLA GIOVANA FERNANDES DA SILVA
DATA : 27/02/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Videoconferência - POSEDUC - UERN
TÍTULO:

APRENDIZAGENS DE CRIANÇAS YOUTUBERS: MOTIVAÇÕES E TENSÕES


PALAVRAS-CHAVES:

 

Infância; Aprendizagens; Cultura Digital; YouTube


PÁGINAS: 108
RESUMO:

A pesquisa tem por objetivo responder à questão: “Quais as implicações dos conteúdos (re)produzidos em canais infantis do YouTube nas aprendizagens das crianças YouTubers?”, conhecendo as temáticas abordadas pelas crianças em vídeos produzidos por elas para seus canais de YouTube, identificando o protagonismo infantil nestes e entendendo como esse conteúdo produzido implica e reflete as aprendizagens das crianças. Os objetivos propostos foram alcançados através de um estudo de caso com duas crianças youtubers, um menino de 8 anos de idade, e uma menina de 10 anos, estudantes de escolas, pública e privada, que aceitaram participar e contribuir com a pesquisa. Dentre as etapas do estudo de caso, foram aplicadas observação direta, entrevistas-conversas em blocos temáticos com as crianças youtubers, seus professores e seus colegas de classe, além de análise documental, investigando os conteúdos publicados pelas crianças em seus canais de YouTube. O percurso metodológico adotado possibilitou compreender as práticas das crianças produtoras de conteúdo para a plataforma do YouTube, através da percepção dos próprios envolvidos nesse processo, respondendo à questão de pesquisa. Os resultados apontam para o YouTube como uma ferramenta lúdica e educativa, que pode possibilitar o desenvolvimento infantil em diversos aspectos como aperfeiçoamento da linguagem oral, social e tecnológica. Identificamos a criança de oito anos como protagonista de seu canal, em que planeja, grava e publica seus vídeos, sem intervenções adultas. A segunda criança, entretanto, demonstrou sofrer influências de sua mãe, para planejamento, produção, e publicação dos vídeos em seu canal, estando essa parceria expressa já no título do canal, composto pelo nome da criança, junto com o de sua mãe, da mesma forma na foto de perfil. Ainda percebemos, a partir dos resultados das entrevistas, que as inclinações para consumo e produção de vídeos não partem necessariamente da escola, uma vez que nos dois casos, não houve incidência de sugestões de conteúdo para assistir na plataforma, feitas pelos professores, no entanto, os conteúdos encontrados nos vídeos refletem as aprendizagens das crianças em socialização com os professores, colegas, familiares e com outros usuários da plataforma. Esta pesquisa evidencia as práticas de produção de conteúdo pelas crianças como importante para compreender suas aprendizagens. Almejamos que a pesquisa venha contribuir com os processos educacionais em ambiente escolar, nesse entendimento da relação entre a cultura digital, as possibilidades proporcionadas pelos aparelhos tecnológicos e conexões em rede, e o cotidiano das crianças na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12246 - HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Externo à Instituição - JEFFERSON FERNANDES ALVES
Notícia cadastrada em: 18/02/2023 09:49
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