Banca de DEFESA: Carlos Janerlandio da Silva Araujo

DISCENTE : Carlos Janerlandio da Silva Araujo
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Google Meet

APRENDIZAGEM MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESVELAR DAS PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RUSSAS/CE

Palavras-chave: Aprendizagem Motora. Movimento. Prática Docente. Educação Infantil.

O presente trabalho aborda o pensamento e a atuação docente da aprendizagem motora na Educação Infantil, no município de Russas/CE, sendo essa uma temática necessária de ser compreendida e praticada nesta etapa da educação básica. O objetivo da pesquisa em tela é analisar como professores da Educação Infantil de turmas da pré-escola de dois centros de Educação Infantil públicos do município Russas/CE concebem e atuam nas práticas de aprendizagem motora em crianças. Neste sentido, do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa qualitativa no referido município, tendo como campo empírico duas instituições de Educação Infantil localizadas na zona urbana. O material de análise foi constituído por observações participantes e entrevistas semiestruturadas de quatro professoras que atuam em turmas da pré-escola. As observações tiveram como guia um roteiro formulado com base em autores como: Magill (2000), Schimdt e Wrisberg (2001), Gallahue e Ozmun (2005), Schimdt e Lee (2014) e Tani e Correa (2016), autores que se debruçam no estudo dos elementos da aprendizagem motora. As entrevistas foram tratadas conforme a técnica e procedimentos analíticos da Análise Textual Discursiva (ATD) a partir do uso de unidades de análises e categorias, e tiveram como sustentação as concepções de Moraes e Galiazzi (2016) e Medeiros e Amorim (2017) sobre o assunto. Dentre os resultados obtidos, destacamos que as professoras compreendem o movimento como um recurso pedagógico valioso na estimulação de aprendizagens que possibilitam o desenvolvimento infantil, todavia, reconhecem que possuem limitações formativas e em suas práticas docentes que efetivamente contemplem esse efeito. No que diz respeito a concepção de aprendizagem motora, ela é entendida pelas docentes enquanto experiência e aprendizagem do movimento, compreensões essas que estão intimamente ligadas a preocupação e sustentação na aquisição de habilidades futuras, como: estimular a coordenação motora fina para aprender a escrever. As práticas, materialização das concepções, foram realizadas sempre na ação condição/causa no intento do desenvolvimento de outras habilidades, principalmente cognitivas. As ações em que se revelaram as práticas de aprendizagem motora foram abordadas, prioritariamente, de modo dirigido e sistemático, com uma estrutura mecânica estável. Em síntese, concepções e práticas de aprendizagem motora estavam intrínsecas nas ações docentes das professoras, presentes em seus discursos e atitudes docentes, permeando os planejamentos, as intervenções, conceitos e as escolhas para as práticas.

Interna - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM