Banca de QUALIFICAÇÃO: DULCILEIDE AZEVEDO DE ARAÚJO

DISCENTE : DULCILEIDE AZEVEDO DE ARAÚJO
DATA : 13/03/2023
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL: A QUEM SERVE ESSA DEMOCRACIA?

Em construção.

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a governamentalidade neoliberal direciona a conduta dos gestores e quais seus efeitos na efetivação da gestão escolar democrática, considerando os discursos dos sujeitos da práxis. Para tanto, procuramos compreender as concepções teórico-conceituais da Nova Gestão Pública, no contexto da governamentalidade neoliberal, bem como averiguar como os enunciados sobre gestão democrática são apropriados pelo discurso da Nova Gestão Pública e de que modo interferem na ação gestora da escola, buscamos ainda, investigar os efeitos da governamentalidade neoliberal para a efetivação da gestão democrática. A motivação para a realização da pesquisa parte do entendimento da gestão escolar enquanto processo, que sofre implicações tanto dos contextos micro das relações que se desenrolam dentro desta instituição, como dos contextos macro das políticas educacionais que incidem em sua administração. Para atingir os objetivos propostos utilizamos como ferramenta teórica e metodológica a abordagem arquegenealógica, desenvolvida por Foucault. Empregamos o conceito de governamentalidade, enquanto artes de governar e racionalidade política, como instrumento conceitual norteador de nossas análises, no intuito de explicitar as relações de poder e saber intrínsecas ao aparecimento do discurso da Nova Gestão Pública e a apropriação de discursos democráticos em seu interior. Para a organização, tratamento e análises dos dados disponíveis, utilizaremos a técnica da Análise do Discurso foucaultiana, por meio dos conceitos de enunciados, funções enunciativas, interdiscursos e procedimentos de controle do discurso, que permitem o delineamento dos trajetos temáticos emergentes dos dados. Na etapa atual da pesquisa, realizamos um estado do conhecimento, objetivando analisar a produção acadêmica desenvolvida na última década referente à gestão escolar democrática no contexto da Nova Gestão Pública, publicados no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no repositório do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC) e na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE). Os resultados obtidos nesta etapa mostram que as práticas e mecanismos da Nova Gestão Pública repercutem na gestão escolar democrática dificultando a sua efetivação, frustrando as possibilidades de se desenvolver práticas participativas e democráticas. Constatou-se ainda, a influência da Nova Gestão Pública na elaboração e implementação das leis que tratam sobre gestão escolar democrática. Na próxima etapa da pesquisa serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com os diretores de quatro escolas de ensino fundamental no município de São Miguel/RN, para a compreensão, por meio dos discursos dos sujeitos da práxis, das implicações da governamentalidade neoliberal para a efetivação de gestão escolar democrática.

Presidente - 5436 - CICLENE ALVES DA SILVA
Interno - 8067 - ALLAN SOLANO SOUZA