Banca de QUALIFICAÇÃO: HELOIZA ALINE PEREIRA SILVA

DISCENTE : HELOIZA ALINE PEREIRA SILVA
DATA : 22/03/2023
LOCAL: Plataforma RNP

A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA E A MEDIAÇÃO NA SALA DE AULA REGULAR: A AÇÃO DAS  PROFESSORAS PARCEIRAS DE COMUNICAÇÃO COM OS SEUS ALUNOS COM AUTISMO

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Alternativa e Aumentativa; mediação; linguagem; autismo; tecnologia assistiva.

A busca por uma educação significativa para todos em ambientes que a comunicação funcional esteja presente nas ações cotidianas, é um desejo que se expressa na conjuntura familiar e social das pessoas com impedimentos comunicativos. Diante do exposto, promove-se nesta pesquisa, uma discussão sobre o uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) como proposta para mediar o processo pedagógico entre professores e alunos com autismo. O referido  estudo objetiva compreender como ocorre o processo de mediação pedagógica por meio da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) potencializando a comunicação entre os professores/as da sala de aula regular e seus alunos com autismo. Para isso, propõe-se uma investigação de natureza qualitativa, por meio de um estudo exploratório e de campo, os instrumentos metodológicos foram selecionados visando a caracterização do cenário investigativo e momentos de observação participante. A intenção acadêmico-científica é vivenciar com crianças e professoras algumas experiências de uso dos recursos de baixa e alta tecnologia no cotidiano escolar. Desse modo, evidenciar a mediação pedagógica da sala de aula regular, com observação participante, promovendo a comunicação funcional e significativa entre alunos com Transtorno do Espectro Autista e seus interlocutores. No processo, vivenciar a mediação da linguagem por meio do uso de recursos de Tecnologia Assistiva e pensar caminhos que trilhem uma comunicação social significativa e acessível, fundamental para transformar a vida dos sujeitos com necessidades complexas de comunicação.

Presidente - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM