Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA ALMEIDA DE LIMA RÊGO

DISCENTE : LUANA ALMEIDA DE LIMA RÊGO
DATA : 17/04/2023
LOCAL: remoto - ambiente virtual

A INCLUSÃO DO/A ESTUDANTE COM AUTISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL: NARRATIVAS DE SABERES E FAZERES DO/A PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Palavras-chave: Educação Especial; Prática Pedagógica; Autismo; Inclusão; Narrativas.

RESUMO

Nesse estudo é apresentada a discussão acerca dos saberes e fazeres do/a professor/a da Educação Especial no trabalho com estudante com autismo. A pesquisa emergiu da necessidade em compreender como o saber e o fazer do/a professor/a da Educação Especial, do Ensino Fundamental, promovem a inclusão do/a estudante com autismo no contexto escolar, direcionando à atenção para a análise da prática pedagógica desse/a profissional e sua contribuição na sala de aula comum para a melhoria do processo de escolarização e de inclusão. O trabalho exposto será conduzido a partir de uma abordagem qualitativa, adotando o método investigativo da pesquisa narrativa, esse que oportuniza a reflexividade inerente a história vivida. Através da narratividade é possibilitado a socialização de experiencias e vivências subjetivas do sujeito participante da pesquisa, podendo-se alcançar a compreensão acerca do que se é pesquisado, como também, a produção do conhecimento em um processo colaborativo entre pesquisador/a e os/as participantes do estudo. Como o método de análise e interpretação dos dados da pesquisa foi definido a Análise Textual Discursiva, esse que permite que o/a pesquisador/a descreva e interprete simultaneamente os dados obtidos, considerando esses como partes da análise realizada, com esse pressuposto proporcionado pela metodologia escolhida.

Presidente - 5363 - NORMANDIA DE FARIAS MESQUITA MEDEIROS
Interna - 3829 - ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR