Banca de DEFESA: SELMA MENDONÇA BEZERRA

DISCENTE : SELMA MENDONÇA BEZERRA
DATA : 26/07/2023
LOCAL: Sala da Faculdade de Educação

ATUAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA PANDEMIA COVID-19 EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ – RN

Conselho Escolar; Gestão Democrática; Pandemia; Tecnologias da Informação e Comunicação.

Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na linha de Políticas e Gestão da Educação.  Teve como objeto de estudo a atuação dos conselhos escolares durante a pandemia causada pelo Novo Coronavírus, SARS-Cov-2, a qual resultou no fechamento das escolas por tempo indeterminado, exigindo o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o desenvolvimento das atividades escolares. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: como os Conselhos Escolares de instituições públicas municipais de Mossoró-RN atuaram para possibilitar o princípio da gestão democrática no contexto da pandemia? O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a atuação dos conselhos escolares na perspectiva da gestão democrática no contexto da pandemia (2020 e 2022). Diante do exposto, os sujeitos da pesquisa são nove presidentes de Conselho Escolar, sendo três de escolas do campo e seis de escolas da zona urbana. O arcabouço teórico-metodológico está fundamentado em Bogdan e Biklen (1994), Bordenave (1994), Bobbio (1998), Flick (2013), Gatti (2005), Gohn (2004), Paro (2016; 2001), Santos (2020; 2021) e Werle (2003), dentre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa e inclui o constructo metodológico da revisão de literatura, da análise documental e do grupo focal, com dados construídos a partir do diálogo com os sujeitos pesquisados, do questionário on-line e das anotações no diário de campo. Para a análise dos dados, utilizamos a técnica da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam que, a pandemia trouxe à tona agravantes que fragilizaram o exercício das funções democráticas dos conselhos escolares, dificultando as tomadas de decisões, tais como: rejeição por parte de professores para participar do Conselho; falta de equipamentos com acesso à internet para possibilitar as atividades remotas; a exaustiva carga de trabalho de professores; adoecimento de alunos e professores; a busca ativa dos alunos ausentes; a entrega de kits da merenda escolar aos pais; falta de políticas por parte do poder público. Portanto, a inclusão de todos/as durante a pandemia foi o grande entrave encontrado, conforme indica a pesquisa, pois, as condições sociais e econômicas eram insuficientes para o ensino remoto e para a participação no Conselho Escolar.

Presidente - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
Interno - 8067 - ALLAN SOLANO SOUZA