Banca de DEFESA: LUZITANA SARAIVA DE OLIVEIRA ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUZITANA SARAIVA DE OLIVEIRA ALMEIDA
DATA : 04/08/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Sala da Faculdade de Educação
TÍTULO:

POLÍTICAS GERENCIALISTAS E ATUAÇÃO DE CONSELHOS ESCOLARES EM UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Democrática; Conselhos escolares; Unidades de Educação Infantil; Gerencialismo.


PÁGINAS: 210
RESUMO:

Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, integrando-se à linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Discute a atuação dos conselhos escolares em três Unidades de Educação Infantil (UEIs), no município de Mossoró – RN, cujo objetivo foi analisar a atuação desses Conselhos face às políticas gerencialistas. A pesquisa é de cunho qualitativo, optamos pela metodologia da observação não participante com a utilização do diário de pesquisa, análise documental baseada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB Nº. 9.394/1996), no Plano Nacional de Educação (PNE, Lei Nº. 13.005/2014); Lei de Responsabilidade Educacional (LRE n. 2.717/2010), e Lei Nº. 2.769/2011, bem como nas atas dos conselhos escolares (2011- 2022). Para construção dos dados junto a dezesseis conselheiros, realizamos a entrevista semiestruturada. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada em Barbosa e Hess (2010), Batista (2020), Brasil (1988), Gomes (2019), Laval (2019), Lima (2008), Paro (2001, 2007, 2016), Santos (2021), Bardin (2016), Franco (2005), dentre outros estudiosos. Os resultados demonstram os imensos desafios a serem superados, no sentido de que os conselhos escolares atuem com autonomia e seu espaço de formação respeitado, com condições para funcionamento. De acordo com o os relatos dos sujeitos da pesquisa, um ponto que merece destaque é a ampliação das formações para conselheiros, de modo que alcance a todos. Construindo assim, espaços de democracia ao invés de atender as exigências burocráticas, percebemos nas vozes dos sujeitos que a premiação gera competição interna e externa nas Unidades de ensino. Entendemos que quando a participação flui, os representantes se tornam sujeitos mais atuantes para a melhoria da educação pública.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 8067 - ALLAN SOLANO SOUZA
Interna - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
Interna - 3332 - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
Externo à Instituição - JOAQUIM GONÇALVES BARBOSA - UFSCAR
Externa à Instituição - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA - UFRN
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 11:07
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