O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/PEDAGOGIA/UERN NA
EDUCAÇÃO INFANTIL: AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA
PRECEPTORA
Programa de Residência Pedagógica; Educação Infantil; Psicologia Sócio-
Histórica; Significações.
Este trabalho dissertativo está vinculado à linha de pesquisa “Formação Humana e
Desenvolvimento Profissional Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC). O estudo teve por objetivo
apreender as significações de uma professora preceptora da Educação Infantil acerca do
Programa de Residência Pedagógica - PRP/Pedagogia da UERN. A pergunta de partida da
pesquisa foi: quais as significações produzidas por uma professora preceptora da Educação
Infantil acerca do Programa de Residência Pedagógica/Pedagogia da UERN? O lócus é o
Programa de Residência Pedagógica – PRP, subprojeto: Pedagogia, Campus Central da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, vivenciado em uma Unidade de
Educação Infantil - UEI do Município de Mossoró/RN, tendo como colaboradora a professora
preceptora do referido programa. A pesquisa teve como referencial teórico-metodológico os
pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica de Lev Semenovitch Vigotski e colaboradores
como Alexander Romanovich Luria e Alexei Nikolaievich Leontiev. A gênese dessa
Psicologia está alinhada ao Materialismo Histórico-Dialético, desenvolvido por Marx.
Selecionamos algumas categorias de análise para nos aproximar das zonas de sentidos da
colaboradora, a saber: Totalidade, Historicidade, Mediação, Atividade, Pensamento e
Linguagem e Sentidos e Significados. Utilizamos como procedimento de produção das
informações, a revisão bibliográfica e documental sobre o Programa de Residência
Pedagógica e a Entrevista Reflexiva. A análise e interpretação das informações foi realizada
através da proposta dos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella e de Aguiar, Soares e
Machado. O resultado da análise e interpretação está sintetizada em três núcleos de
significação: O PRP: vivências partilhadas entre universidade e escola; A organização do PRP
favorece aprendizagens e desenvolvimento para os residentes; Ações desenvolvidas pelos
residentes fizeram diferença na Educação Infantil. A pesquisa tem como relevância e
contribuições as discussões acerca das significações de uma preceptora da Educação Infantil
sobre o Programa de Residência Pedagógica/Pedagogia que pode ser desdobrada em outros
estudos na perspectiva de contribuir para a formação inicial e continuada de professores.