Banca de QUALIFICAÇÃO: Lorena Thaise de Sousa Cavalcanti

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lorena Thaise de Sousa Cavalcanti
DATA : 27/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Gmeet
TÍTULO:

EDUCAÇÃO EM CENA: O ESPETÁCULO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA PARA A VIDA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação, Corpo, Espetáculo e Processo criativo.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Apresentamos esta pesquisa como um convite à contemplação de uma educação que acontece a partir das significações construídas no corpo por meio de suas experiências, ou seja, dedicamos nossa atenção à educação que se dá a partir do corpo e no corpo, expressa nos sentidos e significações nele tecidos no contexto de suas experiências no mundo, sobretudo àquelas que se passam no âmbito da arte e da cultura. Nesse sentido, lançamos olhar sobre o espetáculo, mais precisamente ao seu processo criativo, e sua potência educativa enquanto experiência estética, capaz de desvelar elementos agregadores à revelação de possíveis entendimentos de mundo, das ações e das relações humanas, a partir da seguinte problemática: Como a criação e apresentação de espetáculos pode oferecer elementos significativos de forma a compor uma ação educativa fundada no corpo? Frente essa interrogação, a presente pesquisa objetiva compreender o espetáculo como um espaço-tempo de ensino-aprendizagem, ampliando o entendimento sobre a educação e considerando as experiências do corpo. Dessa forma busca também descrever o processo de criação do espetáculo Quando a chuva passar, situando e contextualizando nossa experiência vivida com referência nos estudos sobre criatividade e por fim refletir sobre o processo de criação do espetáculo como experiência poética, que oportuniza a construção e reconstrução de sentidos e significados, a partir da vivência de suas dimensões artísticas, culturais e educativas. Esta pesquisa tem como referência metodológica a atitude fenomenológica proposta por Merleau-Ponty, que afirma o conhecimento enquanto compreensão de nossas experiências no mundo. Dessa forma, essa pesquisa de abordagem qualitativa, se ampara na experiência vivida no processo de criação, produção e apresentação do espetáculo “Quando a chuva passar!” no contexto da Educação Básica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12246 - HELIO JUNIOR ROCHA DE LIMA
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Externa à Instituição - Larissa Kelly de Oliveira Marques - UFRN
Notícia cadastrada em: 24/07/2023 08:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern