Banca de DEFESA: DÉBORA RAQUEL ARAÚJO SILVA

DISCENTE : DÉBORA RAQUEL ARAÚJO SILVA
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Faculdade de Educação

PERFIL DOS GESTORES ESCOLARES DA REDE MUNICIPAL DE MOSSORÓ (RN): ESTUDO DOS QUESTIONÁRIOS CONTEXTUAIS DO SAEB (2007, 2017 E 2019)

Gestão escolar. Diretores. Perfil. SAEB

O perfil de gestores escolares tem ganhado espaço no debate a respeito da gestão escolar, sua função, seu papel, sua formação e informações que fazem parte de sua atuação profissional aparecem em pesquisas como algo que pode influenciar no desenvolvimento dos processos de gestão. Buscamos investigar o perfil dos diretores escolares da rede municipal de ensino de Mossoró/RN, observando aspectos do seu perfil formativo, profissional, socioeconômico e de atuação. A pesquisa se encaixa em uma pesquisa qualitativa que faz uso de dados quantitativos para explicar e refletir sobre problemáticas atuais, utilizando conceitos já existentes e base de microdados que estão vinculados ao Ministério da Educação. Dessa forma buscamos responder a seguinte pergunta: Como o sistema municipal de ensino de Mossoró-RN vem construindo o perfil dos gestores escolares, de acordo com os questionários contextuais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (2007, 2017 e 2019) Realizamos estudos a partir da coleta de trabalhos no Portal de Periódicos CAPES, com a análise dos trabalhos a partir dos seguintes eixos: Gestão e administração escolar; Formação, Função e atuação de gestores; Perfil de gestores escolares. Coletamos dados disponíveis na plataforma do Instituto Nacional de Pesquisa Anízio Teixeira, do Censo escolar e dos Questionários contextuais do Sistema de avaliação da Educação Básica que foram aplicados nos anos de 2007, 2017 e 2019 e utilizamos o Microsoft Excel para filtragem dos dados, produção de quadros e gráficos para análise. Coletamos na análise dos questionários questões referentes a formação inicial e continuada, gênero, experiência em trabalho com a educação e na função de diretor, gestão e participação, participação em atividades de desenvolvimento profissional, forma de escolha dos diretores para ocupação do cargo, entre outras questões que versam sobre os diretores escolares. Abordamos legislações nacionais e do município, tais como: Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9349/96; Plano Municipal de Educação Lei nº 3.298/2015. Os dados revelam alguns pontos quanto ao perfil dos diretores escolares no município de Mossoró-RN: predomina o percentual de diretores do sexo feminino, com formação em nível superior em pedagogia, mas com percentuais significativos de diretores com formações em outras áreas da educação ou fora; maior tendência de participação dos diretores em cursos de especialização, dada a disponibilidade de tempo para formação continuada e sobrecarga das atividades de sua atuação; renovação no quadro desses profissionais evidenciada pelo aumento no número de diretores com menos experiência na função de direção; predomina o números de diretores que tem experiência com a educação. As discussões tentam estabelecer o perfil ideal ou esperado de um diretor de escola, pois essa função é permeada por atribuições de diversas dimensões. Contudo, pensar sobre o perfil do diretor de escola é pensar sobre sua função que tem como objetivo o comprometimento com uma educação participativa com parâmetros de qualidade que visem equidade e compartilhamento de poder.

Presidente - 3332 - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
Interna - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS