Banca de DEFESA: ELIANE ARAÚJO XAVIER DA COSTA

DISCENTE : ELIANE ARAÚJO XAVIER DA COSTA
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Sala de Multimídia

SENTIDOS DA PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA BNCC EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN

Palavras-chave: Políticaspúblicas;currículo;BNCC; Ciclo de Políticas.

RESUMO

A presente dissertação tem como objeto de estudo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC é uma política pública cujo texto oficial apresenta-se como sendo um documento norteador, a qual define o conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Desse modo, esta pesquisa apresenta como objetivo geral: compreender o processo de atuação da BNCC em escolas públicas no município de Mossoró/RN e como objetivos específicos: situar a BNCC como política curricular e as disputas em torno de um currículo nacional comum, analisar os sentidos produzidos pelos docentes no processo de atuação da BNCC e verificar como o processo de atuação da política em tela tem sido ressignificada no Município de Mossoró/RN. No que diz respeito ao aporte teórico, o estudo, utiliza como perspectiva teórico-metodológica a Abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e colaboradores e na Teoria da atuação de Braun, Maguire e Ball em diálogo com Lopes, Macedo, Frangella, Mainardes e Dias, autores que estudam as políticas educacionais, a fim de compreender como os sujeitos/atores interpretam, atuam e ressignificam o currículo em seus contextos de atuação. Este estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, conforme definida por Bogdan e Biklen, cuja produção dos dados compreende a realização de entrevistas semiestruturadas com professores da Rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN. Pesquisar sobre sentidos atribuídos pelos professores à Base, no cenário escolar e como estes ressignificam essa política, torna-se relevante à medida que os processos desenvolvidos no contexto da prática poderão fomentar reflexões sobre a atuação dos sujeitos nas políticas de currículo e a respeito da singularidade dos contextos. Ademais, os resultados da pesquisa quiçá suscitarão subsídios à própria Secretaria Municipal de Educação, a fim de que esta repense a produção de um currículo que considere a dinâmica e as especificidades do contexto local.

Presidente - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Interna - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA