Banca de DEFESA: LEILIMAR BEZERRA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEILIMAR BEZERRA DE MEDEIROS
DATA : 30/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA QUE APRESENTAM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO



PALAVRAS-CHAVES:

Autismo. Docência. Comunicação Alternativa.


PÁGINAS: 86
RESUMO:


Este estudo investiga as percepções das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que se refere às características das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que apresentam Necessidades Complexas de Comunicação (NCC), nesse direcionamento, analisa as práticas pedagógicas e estratégias comunicativas. O aumento das matrículas de crianças com TEA nas unidades de ensino demanda uma compreensão dessas percepções e práticas, porque entendendo as necessidades os docentes podem contribuir com ações que atendam a diversidade de alunos com TEA e NCC e também os demais discentes que necessitem de flexibilização no processo de ensino e acessibilidade comunicacional. Para atingir esse objetivo, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, por meio de  entrevistas com professoras da Rede Municipal de Ensino de Mossoró-RN. A análise de conteúdo foi empregada para examinar os dados construídos, destacando as visões das professoras sobre as características das crianças com TEA e NCC, suas dificuldades no contexto escolar e as abordagens pedagógicas e comunicativas que são realizadas. Os resultados demonstraram uma compreensão multidimensional do TEA e NCC, enfatizando desafios relacionados à comunicação, interação e flexibilização das atividades pedagógicas. As estratégias comunicativas variaram desde o uso de expressões faciais e gestos até a utilização de recursos visuais e materiais concretos. Embora considerem as complexidades da inclusão de crianças com TEA e NCC, as professoras evidenciaram compromisso em efetivar a inclusão, transformando desafios em oportunidades de melhoria contínua na educação inclusiva e uso da  comunicação alternativa. Portanto, este estudo contribui para a compreensão das percepções das professoras a respeito das características das crianças com TEA e suas práticas pedagógicas e comunicativas no contexto da inclusão escolar de crianças com TEA e NCC.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Interna - 5363 - NORMANDIA DE FARIAS MESQUITA MEDEIROS
Externa à Instituição - CLAUDIA RODRIGUES DE FREITAS - UFRGS
Externa à Instituição - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY - UFERSA
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 09:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern