Banca de DEFESA: EVERTON VIANA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVERTON VIANA DA SILVA
DATA : 29/08/2023
HORA: 17:30
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
TÍTULO:

O PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E OS DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO  E LETRAMENTO

DOS ALUNOS SURDOS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS 

 


PALAVRAS-CHAVES:

 

Educação de surdos; Língua Materna; Materiais didáticos.

PÁGINAS: 50
RESUMO:

A alfabetização e letramento de surdos em sua língua natural, ou seja, em língua de sinais,  implica compreensão do contexto histórico das práticas pedagógicas, visando identificação dos fatores e das abordagens educacionais que ao longo do tempo dificultaram a alfabetização e letramento dessas pessoas. Os professores alfabetizadores utilizavam todos os recursos que dispunham na tentativa de alfabetizar esse público, no entanto sem sucesso, como demonstra a literatura da área. O tempo passou e as lutas continuaram tendo como finalidade garantir os direitos dos surdos de serem alfabetizados numa perspectiva bilíngue: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS como L1 e Língua Portuguesa como L2 na modalidade escrita, o estudo das referidas línguas são conteúdos de ensino, indicados em legislações específicas prevendo a comunicação efetiva de pessoas com surdez.Assim sendo,o objetivo geral deste trabalho é compreender os desafios vivenciadospor professores da Sala de Recursos Multifuncionais - SRM, na alfabetização e letramento de alunos surdos no contexto da escola pública a partir da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Este trabalho é uma investigação qualitativa, do tipo pesquisa de campo associada a uma revisão de literatura denominada de Estado do conhecimento que apresenta um mapeamento bibliográfico, realizado junto a dois repositórios: o Scientific Electronic Library Online - SciELO e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD. O primeiro reúne artigos de várias áreas, o segundo disponibiliza dissertações e teses de pesquisadores em diferentes campos do conhecimento, trabalhos produzidos em diferentes universidades brasileiras. Quanto ao embasamento teórico realizamos pesquisas com foco em leis e decretos, além de autores que discutem sobre o tema como Gesser (2009); Pereira; Stump; Quadros, (1997; 2002; 2005); Goldfeld (2002), e outros que surgiram ao longo do trabalho que discutem sobre alfabetização e letramento de pessoas surdas. Historicamente, é possível perceber as dificuldades que os povos surdos vivenciaram ao longo do tempo. No entanto, não podemos negar as conquistas, assim como os avanços percebidos na atualidade que são resultados de muitas lutas. Destaca-se que os avanços não podem parar, visto que ainda há muito o que fazer pelos surdos no que se refere a assegurar direitos de aprendizagens e acessibilidade comunicacional. 


 



MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Interna - 5363 - NORMANDIA DE FARIAS MESQUITA MEDEIROS
Externo à Instituição - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS - UFERSA
Externa à Instituição - KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY - UFERSA
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 13:41
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