Banca de DEFESA: YANNA SAYONARA DUARTE FARIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YANNA SAYONARA DUARTE FARIAS
DATA : 31/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: LAPE - Laboratório de Práticas Educativas da Faculdade de Educação
TÍTULO:

 

UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA DAS IMPLICAÇÕES DO ISOLAMENTO SOCIAL NA PANDEMIA DE SARS-COVID-19 EM CRIANÇAS DE CRECHE


PALAVRAS-CHAVES:

Psicanálise. Pandemia. Criança. Creche


PÁGINAS: 148
RESUMO:

Em 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS), emite nota sobre a existência de uma nova infecção viral, o Sars-Covid-19. A partir deste fato a população, mundialmente, recebeu a recomendação do “isolamento social” como principal medida preventiva. Este fato. ocasionou  uma mudança brusca na vida dos sujeitos e nas suas relação com o ambiente educacional. Para as crianças, é sabido que estas se mantiveram mais tempo em casa do que, inclusive, os adultos. A partir disto, a pesquisa visa analisar as possíveis implicações do isolamento social, ocasionado pela pandemia de Coronavírus, na subjetividade de criança de 0 a 3 anos. Para isto, recorremos a uma pesquisa qualitativa, atravessada pela abordagem psicanalítica, com Freud e Lacan como seus principais autores, bem como, utilizamos vinhetas clínicas de atendimentos analíticos realizados pela pesquisadora durante a inserção no Metrado em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN). A pesquisa contou com dois sujeitos na faixa etária de creche. Os resultados apontados pelas vinhetas clínicas, apresentadas na presente pesquisa, denotam a regressão de aspectos formais do desenvolvimento infantil, bem como,  novas as interpretações do eixo compreensivo/social dos sujeitos e familiares envolvidos no contexto pesquisado. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Externo à Instituição - CAMILA GUIMARÃES DE PAULA PESSOA - UNIFOR
Notícia cadastrada em: 30/08/2023 10:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern