OS ARTISTAS E A ARTE DAS RUAS: CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
Artistas de rua; arte das rua; (auto)biografia; educação inclusiva, arte circense.
Nos dias atuais, é muito comum avistarmos nos semáforos dos grandes centros urbanos ou até mesmo, em cidades de médio porte, a presença de artistas de rua a apresentar sua arte. Nesse cenário, encontram-se os mais variados grupos artísticos e performances, que um dia, estiveram na condição de aprendiz e que de alguma forma, passaram por um processo formativo de aprendizado. Diante dessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo compreender as contribuições dos artistas e da arte das ruas para construções educacionais inclusivas. Como método, amparamo-nos numa abordagem qualitativa de investigação e em toda subjetividade inerente a pesquisa (auto)biográfica, que por intermédio das narrativas e histórias de vida de um artista de rua, visa identificar os saberes contidos na arte das ruas. Para composição da narrativa, foram realizadas seis sessões de entrevistas semiestruturadas e em profundidade. A partir da transcrição dos relatos, foi possível observar que os resultados surgem através de interpretações reflexivas e os percursos trilhados pelo artista apontam as prováveis formas de aprendizado vivenciadas pelo mesmo. O estudo em si não direciona caminhos exatos, todavia, deixa margem para elaboração de possibilidades e perspectivas para estruturação e sistematização de um plano de ação com viés formativo a ser aplicado em contextos sócio educacionais inclusivos.