Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIO HENRIQUE PEREIRA DE ARAUJO

DISCENTE : CLÁUDIO HENRIQUE PEREIRA DE ARAUJO
DATA : 15/12/2023
LOCAL: videoconferência

(AUTO)BIOGRAFIA NO DIAPASÃO DOS SABERES MUSICAIS POPULARES: PROCESSOS E PRÁTICAS DE ENSINO NO PROJETO SANFÔNICAS POTIGUARES.

(Auto),biografia, ensino de música, saberes comuns, ensino coletivo de sanfona

Este estudo versa sobre memórias  de mestres sanfoneiros e alunos do projeto cultural intitulado Sanfônicas Potiguares. O referido projeto foi uma iniciativa de ensino coletivo de instrumentos musicais, que utilizou como base pedagógica saberes comuns dos mestres sanfoneiros da Orquestra Sanfônica de Mossoró/RN, para disseminar a formação de forrozeiros em municípios potiguares. Com amparo nas memórias coletivas de um mestre sanfoneiro e um aluno, participantes de todo processo vivenciado entre os anos de 2008 e 2010, período de realização do projeto, caminhamos no objetivo de compreender as contribuições dos saberes musicais populares para os processos e práticas de ensino musical realizados dentro do Projeto Sanfônicas Potiguares. Retomamos por meio da (Auto)Biografia, vivências musicais,  processos de ensino-aprendizagem, construções formativas degustadas durante a nossa trajetória profissional como professor de sanfona, com foco na formação profissional docente. Elencamos alguns dos relevantes marcos temporais do ensino coletivo de instrumentos musicais no Brasil. E como terceiro objetivo buscamos saberes formativos contidos nas narrativas (Auto)biográficas dos mestres sanfoneiros do Projeto Sanfônicas Potiguares. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa (Auto)biográfica, seguindo as ideias de Minayo (2007). Pesquisa de campo seguindo Bogdan e Biklenem (1994, p. 47), através das reflexões contidas no seu livro Investigação qualitativa em Educação. Também realizaremos um levantamento bibliográfico ampliando nosso olhar sobre as discussões existentes sobre a temática foco de nosso estudo. Através de todo material inventariado, buscaremos interpretar as ações pedagógicas no Projeto Sanfônicas Potiguares e por meio de sua contextualização esperamos propor acomodações pertinentes ao ensino da música, sua democratização e valorização, sobretudo em nossa urbe.

Presidente - 3829 - ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
Interna - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM