Banca de DEFESA: MARIANA CRISOSTOMO DELFINO DE BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA CRISOSTOMO DELFINO DE BRITO
DATA : 18/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Faculdade de Educação
TÍTULO:

ACCOUNTABILITY NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MOSSORÓ – RN: AVALIAÇÃO QUE OS PROFESSORES FAZEM DESSAS POLÍTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Accountability. Avaliações externas. Trabalho do professor. Responsabilização

 


PÁGINAS: 149
RESUMO:

Este estudo objetiva analisar como os professores da rede municipal de Mossoró-RN avaliam
as políticas de accountability. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa (Yin, 2016)
auxiliando na reflexão sobre a realidade social em que a investigação está inserida, por meio
da representação das perspectivas dos professores. A organização, tratamento e análise dos
dados se deu por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). Os procedimentos
que foram utilizados são a análise bibliográfica, realizada a partir das leituras de dissertações
e teses da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o artigos no Portal
de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
cruzando os descritores: accountability e professor. Em seguida a análise documental, na qual
a coleta de dados se deu a partir de documentos oficiais da esfera municipal de Mossoró-RN:
Prêmio Escola de Qualidade decreto nº 3.546/2009 e Lei nº 3.001/2012; A Lei de
Responsabilidade Educacional (Lei nº 2.710/2010); o Plano Municipal de Educação (2015-
2025); a Lei nº 3.704, de 13 de março de 2019, que institui o Sistema de Avaliação da
Educação (SIAVE) e Prêmio IDEB Mossoró Cidade Educação (Lei nº4.041/2023). Como
estratégias para a escolha das escolas e professores que fizeram parte desta pesquisa, foi
realizado um levantamento dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB), referente ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, bem como o critério
geográfico, selecionando três escolas das zonas administrativas central, leste e norte se
destacou frente a esse índice nas amostras de 2007 a 2021. A pesquisa utiliza uma entrevista
qualitativa (Poupart, 2002) evidenciando um discurso socialmente construído pelos
professores do 5º buscando construir um diálogo com autores como: Afonso (2009; 2010;
2012; 2013; 2014), Bonamino e Sousa (2012), Schneider e Nardi (2015), entre outros. Dessa
maneira, com base nos referidos processos apresentados, foi possível desenvolver discussões
em torno das intenções e tensões da política de accountability, destacando as concepções dos
professores em relação a essas políticas. Apesar da receptividade favorável diante do pilar da
avaliação, os professores expressam ressalvas relacionadas à complexidade da educação,
enfatizando a necessidade de considerar o contexto e as circunstâncias individuais dos alunos
ao interpretar os resultados. No que se refere a prestação de contas, os professores consideram
que o monitoramento do seu trabalho é destacado como uma forma de prestação de contas,
assim como o progresso dos alunos e os resultados da aprendizagem. Por fim, no que diante
da responsabilização, os professores apontam as pressões externas à sala de aula para obter
bons resultados, destacando a pressão como um incentivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3332 - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
Interna - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
Externa à Instituição - ELOISA MAIA VIDAL - UECE
Notícia cadastrada em: 12/12/2023 15:00
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