Banca de DEFESA: DAYSE MEDEIROS DE SOUSA FIGUEIRÔA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYSE MEDEIROS DE SOUSA FIGUEIRÔA
DATA : 20/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Meet
TÍTULO:

PESQUISA-FORMAÇÃO COM OS MULTILETRAMENTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESTUDO DE CASO


PALAVRAS-CHAVES:

Pesquisa-formação; cibercultura; multiletramentos; educação básica.


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Os avanços tecnológicos vêm influenciando a nossa forma de viver, ser e estar no mundo, moldando comportamentos já na infância. Na escola, essas mudanças também são sentidas nas formas de aprender e de ensinar, tornando fundamental o preparo dos professores para as atividades pedagógicas que envolvam as tecnologias digitais para a atuação das crianças no contexto da cibercultura. A partir de indagações e reflexões sobre como mobilizar ambiências formativas para ampliar os multiletramentos docentes e discentes, é que nasce a presente pesquisa de mestrado em Educação. Esta consiste em uma pesquisa-formação na cibercultura, com estudo de caso, objetivandomobilizar dispositivos metodológicos na perspectiva de ampliar os multiletramentos de alunos do 3º ano do ensino fundamental I de uma escola pública da cidade de Mossoró/RN e da professora pesquisadora. Como objetivos específicos, propomos: identificar vivências com usos das tecnologias digitais das crianças na cibercultura; ampliar os letramentos digitais da professora pesquisadora e dos alunos; e construir ambiências formativas com práticas de leitura e de escrita com textos multimodais em contexto da cultura digital. Nossa inspiração teórico-epistemológica e metodológica baseia-se na pesquisa-formação na cibercultura, na multirreferencialidade e nos estudos sobre letramentos e multiletramentos. Mobilizamos ambiências formativas para pensarfazer práticas de escrita alfabética e de leitura e produção textual com o uso dos aplicativos Gcompris e Hagáquê. A pesquisa contribuiu para ampliar os multiletramentos dos alunos e da professora pesquisadora, mediante a mobilização da tecnologia digital em práticas de ensino-aprendizagem, favorecendo um significativo processo formativo autoral e, ainda, abrindo caminhos para a discussão e a atuação cibercultural na escola.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1644 - MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO
Interna - 12769 - ANTONIA MAIRA EMELLY CABRAL DA SILVA VIEIRA
Externo à Instituição - FELIPE DA SILVA DA SILVA PONTE CARVALHO - UES-RJ
Notícia cadastrada em: 14/12/2023 16:29
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