Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA LARINE DANTAS DE MEDEIROS

DISCENTE : BRUNA LARINE DANTAS DE MEDEIROS
DATA : 18/12/2023
LOCAL: videoconferência

TRAJETÓRIAS DA INCLUSÃO ESPACIAL NO CAMPUS CENTRAL DA UERN: NARRATIVAS DE PROTAGONISMO, PERTENCIMENTO E TRANSFORMAÇÕES

:

Inclusião;Arquitetura, Acessibilidade, (AUto) Biografia; Universidade

Em face da crescente e necessária valorização das ações de inclusão, como recurso para viabilização de acesso,pleno uso e permanência da pessoa com deficiência nos ambientes coletivos, destaca-se a relevância desse processo nas instituições de ensino superior, por seu papel de transformação social, cujo contexto é marcado pela multidisciplinaridade e pela necessidade de adequação dos espaços físicos e virtuais, e das políticas públicas e institucionais. Nesse quadro, as contribuições legais têm sido essenciais para regulamentar e promover a efetivação de tais adequações, mas refletimos também sobre a possibilidade do saber experienciado complementar a atividade de projetar ambientes cada vez mais inclusivos e includentes, para além dos padrões normativos. Essa reflexão nos levou ao objetivo geral da pesquisa, que busca compreender a trajetória da inclusão espacial no campus central da UERN e sua influência nos processos de protagonismo, pertencimento e transformações. Para isso, utilizamos o método (Auto)Biográfico com uma abordagem qualitativa, e utilizamos um aporte teórico metodológico relacionado às experiências de vida formadoras do sujeito e aos conceitos de inclusão, educação e memória coletiva. Temos como resultado um processo marcado pela (auto)formação e pela valorização da comunidade acadêmica, que ocupa um lugar de protagonismo nas narrativas, como forma de (auto)biografar a UERN a partir das pessoas que fazem a universidade, além de reforçar o potencial inclusivo que há na participação. As reflexões que surgiram durante o percurso de desenvolvimento da pesquisa remetem à importância de se traçar um planejamento institucional que contemple a acessibilidade em suas diferentes acepções: Atitudinal, Arquitetônica, dos Transportes, do Mobiliário, Comunicacional, Metodológica, Pedagógica, Instrumental e Tecnológica, e à importância de um planejamento institucional participativo como caminho possível para uma universidade em transformação.

Presidente - 3829 - ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
Interna - 2458 - FRANCISCA MARIA GOMES CABRAL SOARES