A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA (CAA) E A MEDIAÇÃO NA SALA DE AULA REGULAR: A AÇÃO DAS PROFESSORAS PARCEIRAS DE COMUNICAÇÃO COM OS SEUS ALUNOS COM AUTISMO
Comunicação Alternativa e Aumentativa; Tecnologia Assistiva; Autismo; infância e Educação.
A busca por uma educação significativa para todas as pessoas em ambientes nos
quais a comunicação funcional esteja presente nas ações cotidianas, é um desejo
que se expressa na conjuntura familiar e social das pessoas com impedimentos
comunicativos. Diante do exposto, promove-se nesta pesquisa, um estudo sobre o
uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) como proposta para mediar a
prática pedagógica entre professores e alunos com autismo. O referido estudo
possui como objetivo compreender o processo de mediação pedagógica,
vivenciando a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) entre professores e
crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como parceiros de
comunicação. Para isso, propõe-se uma investigação de natureza qualitativa, por
meio de um estudo exploratório e de campo, os instrumentos metodológicos foram
selecionados visando a caracterização do cenário investigativo e momentos de
observação participante. A intenção acadêmico-científica é vivenciar com crianças e
professoras algumas experiências de uso dos recursos de Comunicação Alternativa
e Aumentativa (CAA), de baixa e alta tecnologia no cotidiano escolar. Desse modo,
evidenciou-se a mediação pedagógica da sala de aula regular, com observação
participante, promovendo a comunicação funcional e significativa entre alunos com
Transtorno do Espectro Autista e seus interlocutores. No processo, vivenciou-se a
mediação da linguagem por meio do uso de recursos de Tecnologia Assistiva e
pensar caminhos que trilhem uma comunicação social significativa e acessível,
fundamental para transformar a vida dos sujeitos com necessidades complexas de
comunicação.