VALORIZAÇÃO CULTURAL COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO
Cultura, Educação escolar, Educação não escolar
A presente pesquisa tem por objetivo analisar como a valorização da cultura local, em
especial da cultura pesqueira , e o contexto podem ser inseridas no currículo como proposição
de estratégias de ensino significativo. Estaremos analisando o currículo e a imersão em
práticas pedagógicas direcionadas a valorização do contexto local como estratégia de
ensino-aprendizagem significativo, para melhorar o interesse dos educandos em relação aos
seus estudos; Verificaremos de que forma a cultura local de tradição pesqueira pode ser
inserida dentro da proposta curricular da escola; Como também experienciar a metodologia
de inclusão da valorização da diversidade e das dimensões culturais locais no currículo,
através de oficinas pedagógicas; E avaliar a eficiência da proposição metodológica de
inclusão no currículo da cultura local, considerando suas etapas de realização, o
comprometimento e aprendizagem dos alunos. A presente pesquisa se insere em uma
abordagem qualitativa que se desenvolve a partir de uma pesquisa bibliográfica. Realizar-se-á
entrevistas semi-estruturadas com os professores da Escola Horizonte da Cidadania, com o
intuito de compreender se o corpo docente desta instituição percebe a valorização dos saberes
no processo de ensino e aprendizagem. Após a introdução do presente trabalho, no segundo
capítulo, trataremos da cultura popular e contexto local nos referenciais da educação.O
terceiro capítulo discorre sobre a cultura pesqueira, da comunidade de Redonda, uma reflexão
sobre essa atividade econômica predominante na comunidade e suas especificidades e, nesse
contexto reflexivo, a epistemologia do sul defende e promove uma abertura às outras formas
de conhecimento. O capítulo final aborda, por meio de análise teórica, a cultura popular
como preceito nas práticas educativas nas instituições de ensino.