Banca de QUALIFICAÇÃO: JORDÂNIA ALVES PEREIRA CRISPIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JORDÂNIA ALVES PEREIRA CRISPIM
DATA : 22/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

VALORIZAÇÃO CULTURAL COMO PRÁTICA SIGNIFICATIVA NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura, Educação escolar, Educação não escolar


PÁGINAS: 19
RESUMO:

A presente pesquisa tem por objetivo analisar como a valorização da cultura local, em
especial da cultura pesqueira , e o contexto podem ser inseridas no currículo como proposição
de estratégias de ensino significativo. Estaremos analisando o currículo e a imersão em
práticas pedagógicas direcionadas a valorização do contexto local como estratégia de
ensino-aprendizagem significativo, para melhorar o interesse dos educandos em relação aos
seus estudos; Verificaremos de que forma a cultura local de tradição pesqueira pode ser
inserida dentro da proposta curricular da escola; Como também experienciar a metodologia
de inclusão da valorização da diversidade e das dimensões culturais locais no currículo,
através de oficinas pedagógicas; E avaliar a eficiência da proposição metodológica de
inclusão no currículo da cultura local, considerando suas etapas de realização, o
comprometimento e aprendizagem dos alunos. A presente pesquisa se insere em uma
abordagem qualitativa que se desenvolve a partir de uma pesquisa bibliográfica. Realizar-se-á
entrevistas semi-estruturadas com os professores da Escola Horizonte da Cidadania, com o
intuito de compreender se o corpo docente desta instituição percebe a valorização dos saberes
no processo de ensino e aprendizagem. Após a introdução do presente trabalho, no segundo
capítulo, trataremos da cultura popular e contexto local nos referenciais da educação.O
terceiro capítulo discorre sobre a cultura pesqueira, da comunidade de Redonda, uma reflexão
sobre essa atividade econômica predominante na comunidade e suas especificidades e, nesse
contexto reflexivo, a epistemologia do sul defende e promove uma abertura às outras formas
de conhecimento. O capítulo final aborda, por meio de análise teórica, a cultura popular
como preceito nas práticas educativas nas instituições de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12632 - SAMUEL PENTEADO URBAN
Externa ao Programa - 12916 - JOSEANE ABÍLIO DE SOUSA FERREIRA
Externa à Instituição - NEUSA DE FÁTIMA MARIANO - UFSCAR
Externo à Instituição - DANIEL BRUNO VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 21/12/2023 11:16
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