PRÁTICAS SOCIAIS E CULTURAIS DE DESOBEDIÊNCIA
EPISTÊMICA: UMA ALTERNATIVA DE PRODUÇÃO CURRICULAR NA EJA A PARTIR DO
TRABALHO DAS LOUCEIRAS EM ASSÚ/RN
EJA. Currículos. Mulheres do barro. Decolonialidade
Este trabalho de pesquisa, cuja temática envolve uma discussão curricular decolonial na EJA, tem por objetivo reconhecer e valorizar práticas e saberes culturais das louceiras que trabalham com o barro, no município de Assú/RN enquanto propositivos à construção de currículos na EJA. Metodologicamente, utilizaremos a abordagem qualitativa dos estudos nosdoscom os cotidianos, e como procedimento as conversas liberadoras, fundamentados em concepções decoloniais (Mignolo, 2008), que para se desvincular dos conceitos ocidentais e da acumulação de conhecimentos existentes, academicamente, é preciso pensar e agir politicamente outras maneiras ‘decoloniais’ de educação. A discussão pretende contribuir como propulsora de sentidos outros à construção de currículos na EJA, especificamente quando se refere a conhecimentos culturais e sociais praticados por pessoas jovens, adultas e idosas desta modalidade em seus contextos cotidianos.