Banca de DEFESA: ALCIVANIA DE OLIVEIRA MENEZES

DISCENTE : ALCIVANIA DE OLIVEIRA MENEZES
DATA : 21/02/2024
LOCAL: Faculdade de Educação - Campus Central

VIDA E FORMAÇÃO: ADALGIZA EMÍDIA DA COSTA NA EDUCAÇÃO NORTE-RIO-GRANDENSE (1937-1956)

Palavras-chave: Adalgiza Emídia da Costa; trajetória formativa; atuação profissional. História da Educação.

A pesquisa em tela investiga aspectos biográficos e de formação profissional de Adalgiza Emídia da Costa na educação norte-rio-grandense, no período de 1937 a 1956. O recorte temporal proposto justifica-se por compreender desde o ano inicial de sua formação na Escola Normal de Assú/RN até sua atuação nas instituições Escola Isolada do Distrito de Santa Luzia, Grupo Rural de Carnaubais e Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia. Na busca por informações acerca de sua vida, trajetória formativa e atuação profissional, foram consultados acervos de arquivos físicos e repositórios digitais pertencentes a instituições públicas e privadas, destacando-se: Educandário Nossa Senhora das Vitórias (Assú-RN), Arquivo Público do Estado (APE-RN) e Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Além disso, foram consultados os arquivos das instituições escolares que abrigam a atuação da professora Adalgiza, em busca de fontes documentais que pudessem subsidiar a investigação em torno de sua presença na educação do Rio Grande do Norte. O estudo tem sua fundamentação teórico-metodológica circunscrita no entrelaçamento dos campos da História da Educação e da Nova História Cultural, constituindo enquanto interlocutores do debate autores como Chartier (1989, 1999, 2002), Barros (2019), Nóvoa (1995), Perrot (1998), Almeida (2014), Saviani (2003), entre outros estudiosos que abordam educação, formação profissional e atuação docente feminina em perspectiva histórica.

Presidente - 7980 - SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM
Interno - 5403 - FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA