AS IMAGENS VISUAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (EJAI)
alfabetização; educaçãode jovens, adultose idosos; imagensvisuais.
A presente pesquisa consiste em ampliar a compreensão da presença das imagens visuais no processo de alfabetização e letramento nas salas de aula do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA, da rede pública do município de Mossoró/RN. Ressaltando a discussão sobre a presença da pessoa idosa no contexto desta modalidade de ensino, uma vez que é uma garantia do direito de acesso à educação pública e de qualidade, para aqueles que não tiveram condições de estudos regulares na idade considerada adequada previsto na Constituição Federal de 1988 e na LDB (9394/96). Este estudo busca investigar sobre a realização do processo de alfabetização por meio da presença das imagens, trazendo alguns questionamentos que dizem respeito ao currículo, políticas próprias e suas inerentes referências filosóficas e políticas, bem como seus fundamentos e as estratégias didático pedagógicas, as quais estão fundamentadas na perspectiva freiriana. Assim, esta é uma pesquisa de cunho qualitativa, com caráter colaborativo, desenvolvendo a pesquisa-formação, sistematização de experiências e utilizando como instrumentos de pesquisa os círculos de cultura freirianos, entrevistas semiestruturadas, construção dos cadernos reflexivos de ação e realização do teatro imagem, que possibilitam compreender a realidade investigada, almejando encontrar possiveis soluções para as questões problemas. Para alcançar tais objetivos, conta-se com alguns autores, como: Freire (1980); Rancière (2007); Areal (2012) e Barthes (1984) que são a base desse estudo.