RELAÇÕES DE GÊNERO NA REVISTA PEDAGOGIUM: REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO FEMININA (RIO GRANDE DO NORTE, 1921-1927)
Palavras-chave: Revista Pedagogium; Gênero; Representações; Educação Feminina; História da Educação.
Esta pesquisa tem como objetivo identificar representações de educação feminina expressas na Revista Pedagogium, entre os anos de 1921 a 1927. A delimitação temporal justifica-se pelo surgimento e ascensão da Associação de Professores do Rio Grande do Norte (APRN), bem como por ser o principal período de difusão do periódico em foco. O aludido impresso configurou-se enquanto espaço para a produção e disseminação de ideários educacionais, tendo entre seus autores alguns dos principais nomes relacionados à educação norte-rio-grandense, a exemplo de Nestor dos Santos Lima, Manoel Dantas, Severino Bezerra e Amphilóquio Câmara. Em relação aos aspectos teórico-metodológicos, a investigação situa-se no campo da História da Educação, operando com a abordagem da História Cultural e constituindo enquanto interlocutores, autores como Barros (2005), Chartier (2002) e Galvão e Lopes (2010). O conceito de gênero é discutido a partir de Scott (1995) e Tilly (1990), e em diálogo com as concepções de educação feminina balizada pelas obras de Costa, Teixeira e Vanin (2011), Louro (1997) e Almeida (2014). Os resultados da pesquisa apontam para uma presente discussão sobre educação feminina no periódico da APRN, seja nos textos que tratam diretamente sobre a formação e atuação de mulheres na educação do estado, ou, ainda, os que de modo mais subjetivo apontam aspectos relacionados ao que era esperado para a construção do perfil feminino almejado para a sociedade letrada que se buscava formar nas primeiras décadas do século XX.