O NOVO ENSINO MÉDIO (NEM) EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL
DO RIO GRANDE DO NORTE (2019-2022)
Novo Ensino Médio (NEM). Ciclo de Políticas. Teoria da Atuação.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Novo Ensino Médio (NEM), política instituída por meio da lei nº 13.415/2017, e a atuação dos sujeitos na constituição dessa política. Como objetivo geral, pretende analisar como essa política se constituiu em duas escolas da rede estadual do Rio Grande do Norte e na 14ª Diretoria Regional de Educação (DIREC/SEEC/RN), no período de 2019-2022. Define os seguintes objetivos específicos: compreender processos de significação/ressignificação do NEM a partir da atuação dos sujeitos nas escolas em pauta; analisar negociações e disputas entre a 14ª DIREC e as equipes escolares na reorganização do currículo e na construção do Plano de Implantação de Itinerários Formativos (PIIF 2022 e 2023). Constitui-se como um estudo qualitativo, com aporte teórico metodológico no Ciclo de Políticas (CP) de Ball e Bowe (1992) e na Teoria da Atuação (TA) de Ball, Maguire e Braun (2016). Este texto está organizado em cinco capítulos, sendo o primeiro composto pela introdução, justificativa e objetivos. O segundo, apresenta estado do conhecimento (considerando o recorte temporal 2017-2021) sobre a atual reforma do ensino médio no Brasil; no terceiro capítulo escrevemos sobre o ensino médio, sua atual política reformista e os desdobramentos no currículo potiguar; o quarto capítulo aponta, além dos pressupostos teórico-metodológicos, o contexto, os sujeitos estratégias para realização da pesquisa empírica, que foi desenvolvida por meio da realização de grupo focal (com professores, gestor e coordenador pedagógico de duas escolas da rede estadual de ensino) e entrevista semiestruturada (com coordenadora pedagógica da 14ª DIREC/Umarizal/RN); o quinto e último capítulo apresenta a análise dos dados coletados durante a pesquisa empírica. Aponta, como considerações finais, que as políticas seguem uma agenda, que é imposta às escolas; os profissionais escolares produzem política a partir de adaptações, disputas e negociações em prol da atuação da política; o projeto de vida é considerado relevante pelos profissionais, e os sujeitos recomendam que política do NEM receba os ajustes/investimentos necessários, mas, que não seja revogada; há temor sobre o porvir quanto aos processos de continuidade dessa política.