Banca de DEFESA: LAURA AMÉLIA PEREIRA PINHEIRO

DISCENTE : LAURA AMÉLIA PEREIRA PINHEIRO
DATA : 28/02/2024
LOCAL: SALA POSEDUC

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ATUAÇÃO DA POLÍTICA PROGRAMA DE INOVAÇÃO EDUCAÇÃO CONECTADA (PIEC) EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MOSSORÓ-RN

Políticas Educacionais. Tecnologias na Educação. Programa de Inovação Educação Conectada. Atuação de Politicas.

Esta pesquisa tem como objetivo central analisar os processos de significação do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC) pela atuação dos sujeitos escolares em três escolas municipais de Mossoró-RN. Especificamente, objetiva caracterizar os contextos de influência e de produção de texto da política Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC); identificar os sentidos que circulam entre os sujeitos escolares relacionados às TICs nas práticas curriculares; caracterizar a atuação dos sujeitos escolares no uso das TICs, considerando os processos de interpretação e tradução da política. Utilizamos como referencial teórico-metodológico o Ciclo Contínuo de Políticas desenvolvido por Stephen J. Ball e colaboradores (MAINARDES 2018; BALL, 2009) e a Teoria da Atuação (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016). Na construção de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadores e aplicado questionários com alunos, pois esses sujeitos são responsáveis pela atuação da política na escola. Os resultados revelam que o PIEC, é significado de acordo com os contextos externos, materiais, situados e das culturas profissionais que tensionam a política no contexto da prática. Concluímos que a política PIEC e o uso das TICs são significadas nas escolas como resolução de problemas, praticidade, aquisição de conhecimentos, como uma forma da escola estar inserida no mundo globalizado, aula diferente, inovação, algo que precisa estar no ambiente educacional e que auxilia na aprendizagem do aluno. Tudo isso com o sentido de educação de qualidade.

Presidente - 1821 - ZACARIAS MARINHO
Interna - 4243 - MARCIA BETANIA DE OLIVEIRA