A RELAÇÃO AFETO-INTELECTO NA ATIVIDADE DOCENTE: AS SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORAS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relação afeto-intelecto; Significações; Atividade Docente.
A presente dissertação tem como objetivo apreender as significações de professoras sobre a
relação afeto-intelecto na sua atividade docente, no sexto ano do ensino fundamental, vincula-
se à linha de pesquisa Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente do
Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do
Norte. Delimitou-se como problema de pesquisa: quais são as significações de professoras
acerca da relação afeto-intelecto na sua atividade docente no sexto ano do ensino
fundamental? O lócus é uma Escola Social que está localizada na cidade de Aracati-CE e as
colaboradoras da pesquisa são duas professoras, uma de Português e uma de História. Está
fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-histórica de
Vigotski e colaboradores. Elegeu-se como categorias de análise: Historicidade, Mediação,
Atividade, Sentido e Significado, e Vivência. As informações foram produzidas por meio da
entrevista reflexiva elaborada por Szymanski e a análise e interpretação das informações foi
realizada através da proposta dos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella e Aguiar,
Soares e Machado. Os resultados das análises e interpretações estão sintetizados em três
núcleos de significação. No primeiro núcleo Vivências constitutivas da escolha da profissão e
do processo formativo, inferimos as significações das professoras colaboradoras acerca de
suas constituições enquanto docentes que versam sobre: mediações sociais (família, educação
formal e mercado de trabalho) e mediações subjetivas (afetos e motivações). No segundo
núcleo A relação afeto-intelecto na aprendizagem e na dinâmica de aula, foi revelado que é
importante levar em consideração aspectos afetivos e aspectos cognitivos nas atividades de
ensino e os estudantes tanto mais são afetados quanto mais sentirem que o professor gosta
deles e traz práticas diferentes e interativas. E no terceiro núcleo Afetações na docência: entre
os desafios e o caminho certo revelaram-se as significações das professoras no que tange às
afetações docentes, permeando entre afetações positivas e negativas que constituem as suas
identidades enquanto docentes e influenciam suas práticas. Dessa forma, o estudo explicita a
importância de levar em consideração a relação afeto-intelecto na atividade docente, pois os
processos educativos envolvem aspectos afetivos e cognitivos justamente por causa do caráter
humano das relações que se dão sempre através da dimensão afetiva. Por fim, a pesquisa tem
como relevância e contribuições as discussões acerca das significações de professoras sobre a
relação afeto-intelecto na atividade docente que pode ser desdobrada em outras pesquisas a
partir de novas possibilidades teórico-metodológicas, bem como novas possibilidades
pedagógicas através de formações continuadas.