AS AFETAÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA O PROCESSO DE
FORMAÇÃO DA AUTOESTIMA DE CRIANÇAS NEGRAS
Autoestima; contação de história; Sócio-Histórica
Este estudo vincula-se a linha de pesquisa: Formação Humana, Docência e Currículo do
Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do
Norte. Está fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio
Histórica, que tem sua gênese no materialismo histórico-dialético. Traz como pergunta de
partida: Quais as afetações da contação de história no processo de formação da autoestima da
criança negra? Tem como objetivo geral: Identificar afetações da contação de história para o
processo de formação da autoestima de crianças negras. O lócus da pesquisa é uma escola
pública do município de Mossoró/RN. Os sujeitos da pesquisa são: quatro crianças do 2° ano
dos anos iniciais. O procedimentos de produção das informações foram a observação
participante e a roda de conversa mediada pela contação de história; para a análise e
interpretação das informações, proposta os núcleos de significação. As categorias de análises
selecionadas são: afetividade, mediação, pensamento e linguagem, historicidade e sentidos e
significados. Os resultados da pesquisa contemplam as afetações identificadas nas falas das
crianças através da contação de história. Tais resultados estão organizados e sintetizados em
três núcleos de significação: 1) O gostar e o interpretar a história: do gosto pelos livros
infantis à identificação com as personagens da história Menina bonita do laço de fita; 2) Não
reconhecimento de ser preto: o branco não combina com o preto, o preto é feio; 3) As
relações afetivas entre os diferentes: formas de tratamento e enfrentamento. Esta investigação
tem sua relevância e traz contribuições para discussões sobre as significações do sujeito, a
afetação da contação de histórias na vida da criança, sobre o processo de formação da
autoestima da criança negra e, por fim, para as pesquisas que dão voz às crianças,
considerando-as como sujeitos de pesquisa.