Banca de DEFESA: GABRIELLA CASTRO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELLA CASTRO PEREIRA
DATA : 23/02/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

 O SENTIDO DAS INFÂNCIAS DE CRIANÇAS DA ÚLTIMA ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Infâncias; Narrativas infantis; Escuta das crianças


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Essa pesquisa faz parte de uma iniciativa que busca aprofundar a compreensão das visões das crianças sobre as infâncias, destacando suas experiências e histórias. O objetivo principal é entender o significado da infância para elas por meio de suas narrativas, colocando as crianças como protagonistas da pesquisa. Foram utilizadas abordagens da Sociologia da infância, com as afirmações de Pinto e Sarmento (1997) e a Antropologia da Infância, que reconhecem a importância vital de ouvir ativamente as crianças como construtoras ativas de conhecimento. Na prática, a abordagem do mosaico, conforme sugerida por Clark (2001), foi adotada, facilitando diálogos entre crianças, profissionais e pesquisadores para obter uma compreensão holística. A metodologia incluiu amostragem simples, com um total de nove crianças, de uma turma de infantil 5, estudo de caso e diário de campo, com contribuição das concepções de Fernandes (2016) acerca da ética das pesquisas com crianças. A pesquisa ocorre em uma escola particular em Mossoró – RN. Delimitamos, dessa forma, três objetivos específicos afim de nortear sobre os caminhos a serem percorridos durante a pesquisa: Identificar os postulados teóricos/metodológicos que corroboram com o diálogo sociológico do conceito de infância e criança; compreender sob os aspectos teóricos e metodológicos as vozes das crianças, através da escuta, bem como, o cenário da pesquisa; refletir sobre as narrativas das crianças, buscando compreender e caracterizar como a criança dá sentido à sua infância. O estudo está dividido em três sessões. Na primeira, explora-se como a pesquisadora se envolveu no universo infantil, compartilhando sua trajetória pessoal e profissional, a motivação por trás do estudo e a importância de dar voz às crianças. A segunda sessão, intitulado "Traços, sons, cores e formas", concentra-se nos sons das crianças, utilizando uma pedagogia da escuta de Loris Malaguzzi para captar as nuances de suas experiências, e estudos de Bogdan e Biklen acerca do percurso metodológico. Assim como um breve discurso sobre os Parâmetros Nacionais de Infraestrutura para Educação Infantil. A terceira sessão, "Escuta, fala, pensamento e imaginação", traz à tona os dados coletados, com diálogos entre as autoras Kramer (1986) e Natália Fernandes (2009), incluindo conversas e desenhos das crianças, tentando entender como elas atribuem significado às infâncias. A pesquisa destaca que as crianças não são apenas observadoras, mas participantes ativas na construção de suas identidades. Ao incorporar aspectos lúdicos dos campos da BNCC, enriquecemos a compreensão das experiencias das crianças, revelando a singularidade de cada vivência e a resistência das crianças em enfrentar o crescimento. Foi verificado o quanto o lúdico pode contribuir para o processo de aprendizagem, e o quanto as crianças são adaptáveis a novos processos. Por fim, o estudo finaliza falando sobre a importância do protagonismo infantil e como essa prática contribui para o processo de educação e de aprendizagem.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Interna - 3829 - ANA LUCIA OLIVEIRA AGUIAR
Externo à Instituição - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS - UFERSA
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 08:18
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