Banca de DEFESA: TALITA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TALITA DA SILVA
DATA : 29/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Multimídia II - Híbrida
TÍTULO:

INSERÇÃO SOCIAL NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NO POSEDUC/UERN


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação; Expansão; Inserção Social; Pós-graduação stricto sensu.


PÁGINAS: 205
RESUMO:

A pós-graduação stricto sensu, ao longo dos últimos anos, apresenta elevada ascensão do processo de expansão, ocasionado, principalmente, pela interiorização das instituições de ensino públicas federais e estaduais. Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Política e Gestão da Educação, e dialoga com a área de concentração do Programa de Pós-graduação em Educação - POSEDUC, processos formativos em
contextos locais, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O quesito Inserção Social tem como propósito destacar o impacto social, cultural e econômico do conhecimento no ensino superior. O POSEDUC/UERN, desde seu funcionamento, está inserido nesse processo de expansão da pós-graduação no país através da interiorização da oferta, externalizando uma forte ênfase no desenvolvimento e na produção do conhecimento integrados à sociedade e aos contextos locais. O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções e ações do quesito avaliativo Inserção Social em relação a atuação do POSEDUC/UERN entre 2012 e 2020. Os objetivos específicos foram delineados percorrendo o seguinte caminho: a) compreender o desenvolvimento do quesito avaliativo Inserção Social a partir do contexto histórico e político da pós-graduação brasileira, ao considerar as principais tendências abordadas no âmbito das instâncias de regulação, monitoramento e avaliação; b) verificar quais as perspectivas de desenvolvimento do processo de Inserção Social do Programa de Pós-graduação em Educação da UERN ao longo de 2012-2020; e c) Refletir como o POSEDUC/UERN vem sendo avaliado acerca do quesito avaliativo Inserção Social entre 2012 e 2020. O trabalho se configura como um estudo de caso único em relação ao Estado, considerando que dos onze programas de pós-graduação stricto sensu na área de avaliação em educação na região Nordeste com nota 3, apenas três universidades ofertam a modalidade acadêmica, no qual a UERN é a única estadual. A pesquisa possui abordagem qualitativa, com uso da revisão bibliográfica, análise documental e técnicas da análise de conteúdo. Foram analisados os documentos de Área 38: Educação; relatório da Diretoria de Avaliação CAPES (DAV); relatórios dos Grupo de Trabalho do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd); e relatórios das Fichas de avaliações do POSEDUC/UERN. Diante das reflexões e análises, inferimos que os programas de pós-graduação stricto sensu em educação possuem dificuldades em apontar quais ações realizam de Inserção Social, e que também existe um impasse sobre sua concepção, que é pouco esclarecida e direcionada pelos próprios documentos e relatórios avaliativos e nas discussões da comunidade acadêmica da área. Estas dificuldades se ressaltam sobretudo diante da subjetividade que permeiam as concepções sobre a Inserção Social, e da diversidade dos contextos das universidades, dos objetivos dos programas, corpo docente, linhas de pesquisa etc., em que estes fatores direcionam como o programa concebe sobre sua Inserção Social, e que isto se relaciona de acordo com suas necessidades e
particularidades próprias. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 8067 - ALLAN SOLANO SOUZA
Interna - 1614 - ARILENE MARIA SOARES DE MEDEIROS
Interna - 3332 - MARIA EDGLEUMA DE ANDRADE
Externa à Instituição - JOSÉ AIRTON DE FREITAS PONTES JÚNIOR - UECE
Externa à Instituição - ALDA MARIA DUARTE ARAÚJO CASTRO - UFRN
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 08:19
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