Banca de DEFESA: DULCILEIDE AZEVEDO DE ARAÚJO

DISCENTE : DULCILEIDE AZEVEDO DE ARAÚJO
DATA : 23/02/2024
LOCAL: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL: A QUEM SERVE ESSA DEMOCRACIA?

Palavras-chave: gestão democrática; Nova Gestão Pública; governamentalidade; neoliberalismo.

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a governamentalidade neoliberal direciona a conduta dos gestores e quais seus efeitos na efetivação da gestão escolar democrática, considerando os discursos dos diretores. Para tanto elencamos como objetivos: compreender as concepções teórico-conceituais da Nova Gestão Pública, no contexto da governamentalidade neoliberal; averiguar como os enunciados sobre gestão democrática são apropriados pelo discurso da Nova Gestão Pública; investigar de que modo essa governamentalidade influencia a ação gestora da escola e quais suas implicações para a gestão democrática. Para atingir os objetivos propostos utilizamos o aporte teórico-metodológico da abordagem arquegenealógica, desenvolvida por Foucault. Empregamos o conceito de governamentalidade, enquanto artes de governar e racionalidade política, como instrumento conceitual norteador de nossas análises. Dentre os autores utilizados para o referencial teórico destacam-se: Foucault (2008a, 2008b, 2013, 2014 e 2021); Veiga Neto (2013) Fischer (2001, 2003); Dardot e Laval (2016); Newman e Clarke (2012); Cabral Neto e Castro (2011); Paro (2001, 2003, 2010). Para a revisão de literatura, realizamos um estado do conhecimento, almejando conhecer a produção acadêmica desenvolvida na última década (2011 – 2021) referente à gestão escolar democrática no contexto da Nova Gestão Pública. Como procedimento de coleta de dados realizamos entrevistas semiestruturadas com quatro de diretores de escolas públicas municipais de ensino fundamental do município de São Miguel. Para a organização, tratamento e análises dos dados utilizamos as orientações da Análise do Discurso foucaultiana a partir conceitos de enunciados, formação discursiva, funções enunciativas e interdiscursos, que permitiram o delineamento dos trajetos temáticos participação e autonomia. Os resultados indicam que os princípios da Nova Gestão Pública estabelecem desafios para a concretização da gestão democrática, e que a apropriação dos termos democráticos pelos discursos gerenciais torna mais complexa a reflexão acerca dos modos de gestão materializados nas instituições escolares. Os enunciados sobre participação e autonomia indicam que estas se desenvolvem de forma processual e instrumental, como técnica de gestão e controle. A democracia que emerge dessas práticas será uma estratégia reforçadora da arte de governar imposta às escolas.

Presidente - 5436 - CICLENE ALVES DA SILVA
Interno - 8067 - ALLAN SOLANO SOUZA