Banca de DEFESA: CLEIDILENY INGRID OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEIDILENY INGRID OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 27/02/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Multimídia
TÍTULO:

AS ESCOLAS TAMBÉM PRODUZEM POLÍTICAS: ATUAÇÃO DO MAPA EDUCACIONAL EM TRÊS ESCOLAS DE MOSSORÓ (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Responsabilidade Educacional; regulação docente; política curricular.


PÁGINAS: 165
RESUMO:

A pesquisa em tela articulou-se em defesa das escolas como produtoras de
políticas. Trata-se de um estudo que se insere no rol das pesquisas pós-críticas e
mantém aproximação inicial com o pós-estruturalismo. No corpus do trabalho, por
meio do diálogo com as produções de Stephen Ball e Oliveira (2016; 2017),
argumenta-se que a entrada das políticas nas escolas demanda adequações,
negociações e deslizamentos de sentidos que substanciam a produção de
micropolíticas nas instituições de ensino. Estabeleceu como eixo das decisões
teórico-metodológicas o seguinte problema: “Como se dá a atuação do Mapa
Educacional em escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró?” Definiu como
objetivo geral: compreender como três escolas da Rede Municipal de Ensino de
Mossoró atuam o Mapa Educacional e como objetivos específicos: interpretar como
os sujeitos da pesquisa ressignificam o Mapa Educacional em distintas produções
discursivas; investigar como ocorre a produção do Mapa Educacional nas escolas; e
analisar o contexto de influência e produção de texto da Lei de Responsabilidade
Educacional que instituiu o Mapa Educacional no município de Mossoró. Com o
intuito de contextualizar a produção do mapa educacional enquanto regulação de
uma política municipal e observar as dimensões que circundam a atuação das
escolas, utilizou como estratégia teórica-metodológica a Abordagem do Ciclo de
Políticas, a etnografia de rede e a Teoria da Atuação. Por meio da adoção dessas
estratégias, realizou-se entrevistas com professores e supervisores pedagógicos,
análises documentais e extensivas pesquisas na internet. A pesquisa contribui para
a compreensão das escolas enquanto locus de atuação e produção de políticas.
Demonstrou que as dimensões contextuais das escolas campo de pesquisa
repercutem no modo como a política é mobilizada pelos sujeitos, assim como a sua
influência na produção das micropolíticas institucionais. Destacou-se o papel dos
supervisores pedagógicos na condução das políticas no município, assim como
evidenciou que parte das escolas estão realizando “implementações performativas”,
expressão de Ball, criando respostas eficazes apenas para o processo de prestação
de contas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2473 - MEYRE ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA
Interno - 1821 - ZACARIAS MARINHO
Externa à Instituição - RITA DE CASSIA PRAZERES FRANGELLA - UERJ
Notícia cadastrada em: 27/02/2024 08:41
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