Ementas e Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

TC121 - Teorias em Ciências Sociais e Humanas (60h/04 créditos)
Ementa: Teorias das ciências sociais e humanas. O sujeito nas ciências humanas. Estudo das práticas e da relação social. As noções de sentimento, ritual e personalidade. Conhecimento, símbolos e valores. Sujeito e saberes.

EC122 - Epistemologia das Ciências Humanas (60h/04 créditos)
Ementa: Epistemologia das ciências humanas. Modernidade e pós-modernidade. Pensamento complexo. Teorias contemporâneas das ciências humanas.

SP121 - Seminário de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (60h/04 créditos)
Ementa: Métodos e técnicas de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas. Abordagens quantitativas e qualitativas. Projeto de pesquisa e metodologia das ciências humanas. Coleta e interpretação de dados.

DISCIPLINAS OPTATIVAS

ED122 - Estágio Docência (30h/02 créditos)
Ementa: Participação em aulas de graduação ou em atividades que contribuam para a formação docente do pós-graduando, com a supervisão do professor.

SC141 - Sujeito e Cotidiano (60h/04 créditos)
Ementa: Identificação de categorias e temas de análise dos cotidianos. A dimensão do lugar, do praticado, do dito, do vivido, dos modos de usar. O cotidiano a partir das redes de saberes/fazeres tecidas pelos sujeitos cotidianos. Ideia de conhecimento que propicia restituir os fatos ignorados da vida cotidiana. Novas possibilidades de inserção do sujeito nas redes cotidianas. Pluralidade dos discursos dos sujeitos nos cotidianos.

TP141 - Teorias e Métodos de Pesquisa com Cultura Popular (60h/04 créditos)
Ementa: Pontos de vista teóricos-empíricos acerca das expressões da cultura popular. Os modos como as categorias cultura popular, folclore e patrimônio aparecem nas reflexões de folcloristas e cientistas sociais (sociólogos, antropólogos e historiadores). Antinomias que permeiam a categoria de cultura popular, tradição e modernidade, popular e erudito, culturas oficiais e populares. Produção teórica e etnográfica de estudos brasileiros recentes. Repertórios simbólicos de populações tradicionais e modelos de apreensão das formas estéticas das manifestações artístico-populares.

MS141 - Memória e Subjetividades (60h/04 créditos)
Ementa: A literatura teórica dos estudos de memória nas diferentes áreas do conhecimento (Antropologia, Sociologia, História, Psicanálise). Os processos de construção das memórias individuais e coletivas e suas dinâmicas culturais. Instrumentos metodológicos de pesquisa (história de vida, entrevista semi-estruturada). Estudos pontuais sobre a memória construída por grupos vivos, aberta à dialética da lembrança, do esquecimento e capaz de garantir a identidade.

MN121 - Mito e Narratividade (60h/04 créditos)
Ementa: A organização interna da narrativa mítica. O mito enquanto narrativa de uma criação/explicação do mundo e da cultura; A relação entre mito e história. O mito como relato de um tempo primordial. O mito visto em diferentes épocas e sociedades. Mito e linguagem. Mito e religião. Mito e arquétipo do inconsciente coletivo. A representatividade do mito na contemporaneidade. Mito e religação dos saberes.

LM131 - Linguagens, Mídia e Poder (60h/04 créditos)
Ementa: Estudo da constituição, formulação e circulação dos sentidos produzidos na/pela mídia. Ênfase na abordagem discursiva dos processos de constituição dos sujeitos e do poder a partir da relação entre mídia, história e memória.

IG141 - Identidade e Gênero (60h/04 créditos)
Ementa: Estudos de gênero no campo interdisciplinar das Ciências Humanas. Principais teorias feministas. Hegemonia e relações de gênero. Mudanças históricas e culturais nos papéis sexuais. Gênero, sexualidade e identidade. As esferas pública e privada nas relações de gênero.

LC141 - Linguagem, Conhecimento e Poder (60h/04 créditos)
Ementa: Estudo dos modos de produção de saberes científicos. Relações de poder e produção do saber. Linguagem, conhecimento e processos de formação do sujeito. Saber, sociedade e cultura.

EP141 - Ensino e Produção do Saber (60h/04 créditos)
Ementa: Estudo dos modos de produção e reprodução de saberes nos espaços educativos. O papel da educação na produção do saber. Práticas educativas e relações sociais.

IC122 - Identidade, Cultura e Subjetividades (60h/04 créditos)
Ementa: Estudo da constituição da identidade em sua relação com a cultura. História e produção de subjetividades. Sociedade, relações de poder e processo de formação dos sujeitos. Identidade e sujeito.

SO122 - Saberes, Oralidades e Patrimônio Imaterial (60h/04 créditos)
Ementa: A concepção de sociedade tradicional. Produção, expressão e transformação dos saberes e práticas ditas “tradicionais”. História, mito, memória e transmissão oral. Patrimônio imaterial e agenciamento da cultura.

IA141 - Identidade, Alteridade e Produção de Sujeitos (60h/04 créditos)
Ementa: Corporalidade e pessoa como categorias analíticas. Socialidade e a produção de grupos e sujeitos. Chefes, lideranças e as políticas da alteridade.

NS132 - Natureza e Sociedade: Temas Contemporâneos nas Ciências Sociais (60h/04 créditos)
Ementa: A ciência moderna e seus grandes divisores. A crítica à metafísica e às epistemologias ocidentais. O conceito de sociedade nas ciências sociais. Humanidade e animalidade. Animismo e perspectivismo ameríndio e o dualismo natureza e sociedade.

MR141 - Memórias, Religiões e Religiosidades (60h/04 créditos)
Ementa: Investigar as manifestações culturais presentes nas religiões e religiosidades, compreendendo-as enquanto fenômenos histórico-culturais importantes na construção e consolidação de identidades e memórias coletivas. Milenarismo, Sebastianismo, Messianismo, Cristianismo e Judaísmo, Movimentos sociais e religiosos e Religiosidade popular.  

HN141 - História, Narrativas e Memórias do Cangaço (60h/04 créditos)
Ementa: Contempla as diversificadas compreensões da realidade social e cultural vivenciadas pelos sertanejos do Nordeste brasileiro contemporâneos do fenômeno do Cangaço, além de abordar diferentes versões subjetivas, visando o resgate de sua memória e história, particularmente pela ótica das narrativas de vida.

TM121 - Teoria e Metodologia de Pesquisa em História Oral (60h/04 créditos)
Ementa: Estratégias metodológicas e conceituais que norteiam as pesquisas com fontes orais. Procedimentos de pesquisa. Reflexões que fundamentam as diferentes linhas teóricas no campo da história oral.

DH122 - Discurso e História (60h/04 créditos)
Ementa: Estudo das noções de discurso e história; enunciado e acontecimento discursivo; por meio da descrição/interpretação dos enunciados, com foco na análise do funcionamento da memória em acontecimentos históricos e sociais locais e nacionais.

TEI131 - Tópicos Especiais I (60h/04 créditos)
Ementa: Discussão de temas específicos relacionados a pesquisas em desenvolvimento.

TEII131 - Tópicos Especiais II (60h/04 créditos)
Ementa: Discussão de temas específicos relacionados a pesquisas em desenvolvimento.

TEIII132 - Tópicos Especiais III (30h/02 créditos)
Ementa: Discussão de temas específicos relacionados a pesquisas em desenvolvimento.

TEIV141 - Tópicos Especiais IV (30h/02 créditos)
Ementa: Discussão de temas específicos relacionados a pesquisas em desenvolvimento.

EOI131 - Estudos Orientados I (15h/01 crédito)
Ementa: Serão realizados em função do interesse de docentes e discentes do programa com a finalidade de desenvolver temáticas específicas de seus projetos de pesquisa e elaboração da dissertação.

EOII131 - Estudos Orientados II (15h/01 crédito)
Ementa: Encontros periódicos para acompanhamento das pesquisas em andamento pelos alunos e com o objetivo de criar um ambiente de discussão para análise dos resultados da pesquisa.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern