Projeto Pedagógico do Curso

O egresso do curso de Licenciatura em Música da UERN será um professor de Música apto a atuar em escolas de Educação Básica, em diversos contextos de ensino e aprendizagem da música e espaços culturais com atividades de ensino informais e não-formais. Esse profissional será dotado de formação intelectual e cultural, crítica e competente em sua área de atuação, com capacidade criativa, reflexiva e transformadora, nas ações educacionais e culturais inerentes ao seu mercado de trabalho e ao mundo contemporâneo. Além da docência, o licenciado em música poderá exercer atividades como músico, pesquisador, agente-cultural e outras especificidades do campo.


Conforme os princípios gerais e objetivos do curso de Licenciatura em Música, na modalidade a distância, o professor licenciado em Música deverá possuir diversas competências e habilidades profissionais, com vistas a:

  • Desenvolver atividades musicais capazes de propiciar a aprendizagem musical, conforme a necessidade do contexto de atuação;

  • Promover a aprendizagem colaborativa, por meio da utilização de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) inerentes à educação musical;

  • Utilizar metodologias de ensino musical que promova o desenvolvimento e a sensibilidade artística nos educandos de múltiplos contextos e espaços culturais;

  • Identificar, manipular e articular os componentes básicos da linguagem sonora(sons, ritmos, gestos, texturas, expressões e outros elementos) demonstrando sensibilidade e capacidade pedagógica; 

  • Ser capaz de promover a interdisciplinaridade, de forma a contemplar o conhecimento aplicado às temáticas sociais transversais do currículo escolar;

  • Articular os conhecimentos e práticas das atividades de pesquisa, ensino e extensão, integrando-os à linguagem artístico-musical;

  • Ter consciência crítica do seu papel social e político, sendo capaz de intervir efetivamente nas atividades artísticas contemporâneas, interagindo com as novas tecnologias da informação;

  • Conhecer e compreender a realidade em que está inserido, a ponto de conhecer as causas provadoras dos problemas por ele(a) vividos, sendo capaz de interferir decisivamente no processo de transformação social;

  • Promover a integração entre a prática pedagógica e as práticas interpretativas;

  • Elaborar roteiros e instruções para realização de projetos artísticos;

  • Estar preparado para a atividade docente, atuando em diferentes espaços culturais.

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