ANÁLISE AMBIENTAL DOS RESERVATÓRIOS DO MÉDIO CURSO SUPERIOR DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ/RN-BRASIL
Recursos hídricos; Desenvolvimento Sustentável; Manejo Integrado.
Os recursos hídricos constituem a base que sustenta todo o sistema de vida da Terra. Especialmente para bacias severamente afetadas pela crise hídrica, o manejo integrado dos recursos hídricos é importante para a reabilitação dos ecossistemas aquáticos, suas funções e para a garantia do desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas. O estudo tem por objetivo realizar uma análise ambiental dos Açudes/Reservatórios do Médio Curso Superior da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró. A pesquisa adota uma abordagem qualiquantitativa, combinando fontes de dados qualitativos e quantitativos para tratar o objeto de estudo. Classificada como descritiva, utiliza técnicas padronizadas de coleta, como checklists, questionários e observações sistemáticas, com o objetivo de descrever fenômenos, grupos ou locais, identificando associações entre variáveis e analisando a natureza dessas relações. Também é explicativa, pois visa identificar as causas ou motivos de determinados fenômenos, estabelecendo relações de causa e efeito entre as variáveis. De caráter básico, a pesquisa busca expandir o conhecimento sobre o meio ambiente e os recursos hídricos da região, sem uma aplicação imediata ou prática. Além disso, é bibliográfica, pois requer a revisão da literatura existente para a análise ambiental dos reservatórios e da bacia hidrográfica, e documental, por envolver a análise de documentos oficiais e técnicos. A pesquisa também é de campo, incluindo a coleta de dados primários diretamente nos reservatórios da bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró. Os resultados esperados deste estudo incluem a publicação de seis artigos científicos, cada um abordando aspectos específicos da pesquisa realizada. Além disso, será produzido um documentário com o objetivo de apresentar os principais achados de forma acessível e visual, permitindo que um público mais amplo tenha acesso às informações de maneira envolvente e educativa.