A EDUCAÇÃO COMO INSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DA MORALIDADE HUMANA EM KANT
Educação; moral; formação; esclarecimento; Kant.
A presente dissertação, intitulada “A educação como instrução e formação da moralidade humana em Kant”, fruto de uma pesquisa de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Prof-Filo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, tem por objetivo abordar o tema da educação e a formação moral dos estudantes desde o ensino básico e sua relação com a educação escolar atual a partir do pensamento pedagógico do filósofo Immanuel Kant. Trata-se de uma pesquisa qualitativa metodológica analítica e interpretativa, priorizando a revisão bibliográfica e o esclarecimento conceitual de uma argumentação crítica e reflexiva. Inserida na linha de pesquisa do ensino de filosofia na educação, este trabalho busca esclarecer conceitos enunciados na filosofia pedagógica de Kant, refletindo as suas contribuições para pensar a formação da educação moral, bem como aplicar e atualizar suas contribuições pedagógicas para pensarmos a educação na atualidade. No decorrer da pesquisa, em que se problematizou como o pensamento kantiano nos ajuda a entender o processo de formação da educação do homem enquanto ser moral na atualidade, é possível perceber que o autor é bastante conhecido por sua teoria filosófica, mas ainda é pouco estudado como teórico da educação. Por educação, ele entende um processo que se inicia desde a infância, e que deve durar a vida inteira. E tem como finalidade última a formação do homem enquanto sujeito moral, que vamos mostrar e propor aos estudantes da Turma da EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jesuíno Azevedo em São José do Seridó-RN. Kant afirma que o ser humano não nasce um ser moral, torna-se moral através do processo de sua formação educativa. Dessa forma, a educação deve começar logo quando a criança nasce, quer dizer, é nessa primeira fase que a criança necessita apenas de cuidados físicos. Na segunda etapa, surge a disciplina que ajuda nesse processo formativo a controlar as paixões e os instintos animalescos. A disciplina aos poucos vai afastando o ser humano do estado de selvageria e preparando para o mundo da cultura e da moralidade. Para tanto precisa-se desenvolver a razão, que é o momento da terceira etapa que serve de instrução e formação, para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, onde reinaria a paz perpétua. Em certo o filósofo reitera categoricamente que, se todos os homens agissem moralmente, a humanidade estaria a caminho de um estado cosmopolita universal, onde seriam desenvolvidas todas as disposições naturais da espécie humana. Neste momento, a pesquisa também discorre sobre os desafios, implicações e perspectivas da formação educativa moral na atualidade e vê na instituição escolar, mediante processos formativos intencionais de ensino e aprendizagem, uma contribuição efetiva para a retomada de processos de formação do ser humano, entendidos como educação integradora, com ênfase na dimensão da formação moral, crítica, reflexiva e autônoma dos estudantes.