Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERN

2024
Dissertações
1
  • SARA LOUISE AQUINO ALMEIDA PEIXOTO
  • A EDUCAÇÃO DA IMAGINAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA ARISTOTÉLICA NO ENSINO DE FILOSOFIA

  • Orientador : LOURIVAL BEZERRA DA COSTA JÚNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARKUS FIGUEIRA DA SILVA
  • GALILEU GALILEI MEDEIROS DE SOUZA
  • LOURIVAL BEZERRA DA COSTA JÚNIOR
  • Data: 18/03/2024

  • Mostrar Resumo
  •  

    Ao realizar a leitura de contos de fadas para alunos de Ensino Médio, como professora de Filosofia, vi não apenas o gosto que tinham pelo momento, como também os contributos que esses textos tinham a oferecer na formação da consciência filosófica, por sua apresentação imaginativa da realidade. Depois de uma acurada leitura aproximativa de textos filosóficos, chegamos a uma asserção de que a imagem pode ser propiciadora ou obstáculo ao conhecimento e de que a imaginação é veículo de interpretação das imagens. A presente dissertação busca, através da análise da obra Da Alma e de alguns outros textos de Aristóteles, não apenas conceituar o que é a imaginação e como a mesma é uma condição para o conhecimento, nem somente caracterizar as demais faculdades da alma que serão elencadas junto as suas funções, dentro da psicologia e epistemologia do estagirita, mas também através da compreensão desse processo, entender a importância de educarmos nossa imaginação como recurso ao Ensino da Filosofia. Na primeira parte desse trabalho, a partir da leitura de Aristóteles, procuramos desenvolver nossa hipótese de que há um processo de apreensão interna do saber humano, que precisa ser respeitado a ponto dos projetos educacionais deverem se basear nele. Procuraremos atualizar a questão proposta a partir do estagirita, recorrendo ao pensamento de dois filósofos/poetas, G. K. Chesterton e C. S. Lewis, no que diz respeito à importância da phantasia/imaginatio. Segundo esses escritores contemporâneos, há loucura, fuga da realidade e descompromisso com o ser nas culturas racionalistas e idealistas dos séculos atuais, em grande contraste com o que ocorre com a literatura fantástica ligada ao que chamam de “contos de fadas”. Com efeito, o homem moderno adquiriu rompantes de loucura, segundo a Ortodoxia de G. K. Chesterton (2018), que o faz rejeitar o universo e criar uma realidade paralela para si, segundo uma estrutura de pensar em que a razão moderna impõe um fosso entre o mundo que imagina e os princípios do ser. De C. S. Lewis nos aproximamos de obras como A imagem descartada (2015), O peso da glória (2017), e de seu opúsculo A abolição do homem (2005), objetivando pensar uma educação do homem que valorize o cultivo e exercício da imaginação, segundo as raízes mais profundas da experiência comum. A partir desses dois autores, procura-se explicitar como os contos de fadas clássicos são ricos de razoabilidade, porque são fruto de uma imaginação que se dispõe a intermediar a experiência do real e a razão, segundo uma tradição alimentada pelo senso comum, revalorizado por Aristóteles, Chesterton e Lewis. Por fim, na última seção da dissertação, essas discussões inspirarão uma pesquisa-ação, a ser realizada como seminários, conforme preconizados por Mortimer Adler (2014), descritos em seu texto Como falar, como ouvir, objetivando a utilização de textos fantásticos (mitos e contos de fadas) para a introdução à filosofia de estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Os textos serão lidos, inicialmente, em voz alta para, em seguida, em um exercício que envolve imaginação e pensar, servirem de base de discussão de problemas filosóficos ligados a subáreas da Filosofia, às quais os mesmos textos nos conduzem.



  • Mostrar Abstract
  • When reading fairy tales to high school students, as a Philosophy teacher, I saw not only their enjoyment of the moment, but also the contributions that these texts had to offer in the formation of philosophical consciousness, through their imaginative presentation of reality. After an accurate approximate reading of philosophical texts, we arrived at an assertion that the image can be an enabler or an obstacle to knowledge and that the imagination is a vehicle for interpreting images. This dissertation seeks, through the analysis of the work Da Alma and some other texts by Aristotle, not only to conceptualize what imagination is and how it is a condition for knowledge, nor only to characterize the other faculties of the soul that will be listed. together with its functions, within the psychology and epistemology of the Stagirite, but also through understanding this process, understanding the importance of educating our imagination as a resource for the Teaching of Philosophy. In the first part of this work, based on the reading of Aristotle, we seek to develop our hypothesis that there is a process of internal apprehension of human knowledge, which needs to be respected to the point that educational projects must be based on it. We will try to update the question proposed from the Stagirite, using the thoughts of two philosophers/poets, G. K. Chesterton and C. S. Lewis, regarding the importance of phantasia/imaginatio. According to these contemporary writers, there is madness, escape from reality and lack of commitment to being in the rationalist and idealist cultures of the current centuries, in great contrast to what occurs with fantastic literature linked to what they call “fairy tales”. In effect, modern man has acquired bouts of madness, according to the Orthodoxy of G. K. Chesterton (2018), which makes him reject the universe and create a parallel reality for himself, according to a structure of thinking in which modern reason imposes a gap between the world he imagines and the principles of being. From C. S. Lewis we approach works such as The Discarded Image (2015), The Weight of Glory (2017), and his booklet The Abolition of Man (2005), aiming to think about an education of man that values the cultivation and exercise of imagination, according to the deepest roots of common experience. From these two authors, we seek to explain how classic fairy tales are rich in reasonableness, because they are the result of an imagination that is willing to mediate the experience of reality and reason, according to a tradition fed by common sense, revalued by Aristotle, Chesterton and Lewis. Finally, in the last section of the dissertation, these discussions will inspire action research, to be carried out as seminars, as recommended by Mortimer Adler (2014), described in his text How to speak, how to listen, aiming at the use of fantastic texts (myths and fairy tales) for the introduction to philosophy of students in the 1st and 2nd year of high school. The texts will initially be read aloud and then, in an exercise that involves imagination and thinking, they will serve as a basis for discussing philosophical problems linked to sub-areas of Philosophy, to which the same texts lead us.

     

     

2023
Dissertações
1
  • ANALBERTO JARDAS FERNANDES MOREIRA
  • O ENSINO DE FILOSOFIA A PARTIR DA COLABORAÇÃO WIKI

  • Orientador : ANTÔNIO JULIO GARCIA FREIRE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTÔNIO JULIO GARCIA FREIRE
  • JOÃO MARIA PIRES
  • MARIA REILTA DANTAS CIRINO
  • Data: 27/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • O ensino de filosofia a partir da colaboração wiki é uma ação didática empregada por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação, em que por meio da aplicação de metodologia ativa os estudantes interagem com temática filosófica de forma prática e protagonista. O objetivo desse trabalho de pesquisa é examinar como o uso das tecnologias digitais por meio da colaboração wiki promovem aprendizagem de temas e conceitos filosóficos, nesse sentido, as TDICs representam uma oportunidade para se ampliar métodos de ensino e modos de aprendizagem na disciplina de filosofia através do uso das mídias digitais. Nesse estudo, defende-se a ideia de que a aplicação das tecnologias digitais no ensino de filosofia propicia aprendizagem aos estudantes. A metodologia é de natureza qualitativa, a abordagem é de estudo de caso. Realizou-se um estudo teórico-prático por meio da plataforma Moodle em que os estudantes vivenciaram uma experiência de aprender filosofia de forma ativa, interativa e cooperativa, com a finalidade de se compreender temas e conceitos filosóficos, a esse respeito, os resultados foram positivos, demonstraram o aprendizado dos discentes na disciplina por meio da colaboração wiki e pelo uso das tecnologias digitais. O estudo proporcionou aos estudantes aprendizagem de tema filosófico através das TDICs, assim como, o aperfeiçoamento de suas habilidades no letramento digital, uma competência essencial numa sociedade tecnológica.


  • Mostrar Abstract
  • The teaching of philosophy from wiki collaboration is a didactic action employed through digital information and communication technologies, in which, through the application of an active methodology, students interact with philosophical themes in a practical and protagonist way. The objective of this research work is to examine how the use of digital technologies through wiki collaboration promote learning of philosophical themes and concepts, in this sense, DICTs represent an opportunity to expand teaching methods and learning modes in the discipline of philosophy through of the use of digital media. In this study, the idea is defended that the application of digital technologies in the teaching of philosophy provides learning to students. The methodology is qualitative in nature, the approach is a case study. A theoretical-practical study was carried out through the Moodle platform in which students lived an experience of learning philosophy in an active, interactive and cooperative way, with the purpose of understanding philosophical themes and concepts, in this regard, the results were positive , demonstrated students' learning in the discipline through wiki collaboration and the use of digital technologies. The study provided students with philosophical subject learning through TDICs, as well as the improvement of their skills in digital literacy, an essential competence in a technological society.

2
  • NOZICÁSSIO GOMES DE OLIVEIRA
  • A FORÇA EMANCIPATÓRIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS PARA A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : MARCOS DE CAMARGO VON ZUBEN
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCOS DE CAMARGO VON ZUBEN
  • MARIA REILTA DANTAS CIRINO
  • LEONI MARIA PADILHA HENNING
  • Data: 27/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pedagogia de projetos é uma metodologia usada para auxiliar na interação dos alunos aos currículos das áreas do conhecimento ou de um componente curricular, onde o professor é um facilitador que favorece possibilidades de descobertas aos alunos, no ensino de filosofia tal metodologia vem sendo aplicada visionando uma melhor participação nas aulas de filosofia e melhor relação no ensino-aprendizagem na Escola Cidadã Integral Técnica Bernardino José Batista, em Triunfo-PB. Esta é, portanto, uma metodologia pedagógica de êxito que auxilia o professor a enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula. Em nossa pesquisa tentamos investigar se tal metodologia ao mesmo tempo que contempla os aspectos pedagógicos, responde
    também a abordagem filosófica, levando o aluno a inferir conhecimento crítico ao ser capaz de formular, reformular conceitos e preconceitos oriundos de seu universo social, cultural, político e midiático, produzindo o conhecimento filosófico e proporcionando a experiência filosófica, sob a luz de John Dewey, filósofo norte-americano, que também é um dos percussores da pedagogia de projetos no mundo, além de ser um grande inspirador do movimento da Escola Nova no Brasil e influenciar um grande pesquisador, Anísio Teixeira. A pesquisa intitula-se, “A pedagogia de projetos como ferramenta de emancipação do conhecimento filosófico no ensino médio”, o mesmo tem como objetivo promover um processo de elaboração, aplicação e avaliação dos projetos didático-pedagógicos em Filosofia, numa escola do Ensino Médio, a partir da investigação das contribuições pedagógicas e intelectuais advindas da prática da pedagogia de projetos, que tem o potencial de propiciar uma experiência filosófica para os alunos e ao mesmo tempo promova conhecimento crítico a ponto de se distinguir de outros componentes da base comum do Ensino Médio. E justifica-se pela necessidade de compreender os aspectos pedagógicos e filosóficos que fundamentem a relação intrínseca da pedagogia de projetos no ensino de filosofia na escola pública. A pesquisa está estruturada a partir da abordagem bibliográfica trazendo os expoentes da pedagogia de projetos e da filosofia deweyana, sobre a metodologia da pesquisa-ação com intuito da transformação da realidade escolar nas aulas de filosofia e consequentemente nas aulas de outros componentes curriculares, e a realização de novas ações elaboradas à luz da trilogia de projetos realizados entre 2013 a 2015 na referida escola nas aulas de filosofia, onde estas ações compreendem a parte da intervenção pedagógica desta pesquisa, esta por sua vez abrirá caminhos para compreender melhor e relação da pedagogia de projetos e as aulas de filosofia no ensino médio, e o quanto ambas podem promover a produção do conhecimento, ao ponto deste envolver os estudantes em uma experiência singular e profunda ao universo do “eu” que interage com o outro, dentro do mesmo contexto social e cultural, a escola.


  • Mostrar Abstract
  • The project pedagogy is a methodology used to help students interact with the curricula of the areas of knowledge or a curricular component, where the teacher is a facilitator who favors possibilities of discoveries for the students, in the teaching of philosophy such methodology has been applied envisioning better participation in philosophy classes and a better teaching-learning relationship at the Escola Cidadã Integral Técnica Bernardino José Batista, in Triunfo-PB. This is, therefore, a successful pedagogical methodology that helps the teacher to face the daily challenges of the classroom. In our research project, we tried to investigate whether such a methodology, at the same time that it contemplates the pedagogical aspects, also responds to the philosophical approach, leading the student to infer critical knowledge by being able to formulate, reformulate concepts and prejudices arising from their social, cultural, political and media, producing philosophical knowledge and providing philosophical experience, in the light of John Dewey, American philosopher, who is also one of the forerunners of project pedagogy in the world, in addition to being a great inspirer of the New School movement in Brazil and influence a great researcher, Anísio Teixeira. The research is entitled, "The pedagogy of projects as a tool for the emancipation of philosophical knowledge in high school", it aims to promote a process of elaboration, application and evaluation of didactic-pedagogical projects in Philosophy, in a high school , based on the investigation of the pedagogical and intellectual contributions arising from the practice of project pedagogy, which has the potential to provide a philosophical experience for students and, at the same time, promote critical knowledge to the point of distinguishing it from other components of the common basis of Teaching Average. And it is justified by the need to understand the pedagogical and philosophical aspects that underlie the intrinsic relationship of the pedagogy of projects in the teaching of philosophy in public schools. The research is structured from the bibliographical approach bringing the exponents of the pedagogy of projects and Dewey's philosophy, on the methodology of action research with the intention of transforming the school reality in the philosophy classes and consequently in the classes of other curricular components, and the realization of new actions elaborated in the light of the trilogy of projects carried out between 2013 and 2015 in the referred school in the philosophy classes, where these actions comprise the pedagogical intervention part of this research, this in turn will open ways to better understand the relationship of the pedagogy of projects and philosophy classes in high school, and how much both can promote the production of knowledge, to the point of involving students in a unique and profound experience of the universe of the “I” that interacts with the other, within the same social context and culturally, the school.

3
  • FRANCISCO NOBRE DE ALMEIDA NETO
  • A FILOSOFIA COMO EXERCÍCIO ESPIRITUAL EM PIERRE HADOT: REPENSANDO O ENSINO FILOSÓFICO COM VISTAS À AUTONOMIA E À EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : MARIA REILTA DANTAS CIRINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALEXANDRE JORDÃO BAPTISTA
  • JOSÉ TEIXEIRA NETO
  • MARIA REILTA DANTAS CIRINO
  • Data: 28/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa intitulada A Filosofia como exercício espiritual em Pierre Hadot: Repensando o ensino filosófico com vistas à autonomia e à emancipação intelectual de alunos no ensino médio nasce das inquietações que frequentemente surgem no imaginário e da experiência de professores e professoras. Assim, frutos da atuação docente, diversas questões e problemas inerentes à educação implicam o professor que, em maior ou menor grau, passa a buscar encaminhamentos que possam contribuir para o alcance de um fazer pedagógico mais profícuo, cenário em que o papel de professor(a) se reencontra com o de pesquisador(a). Dentre tantas indagações, o alcance dos objetivos da educação básica brasileira na atualidade e, em específico, o espaço destinado à filosofia e ao seu ensino surgem como terrenos férteis para o estabelecimento de diversas discussões, dentre elas uma que se afigura como problema da presente investigação: o caráter emancipador da filosofia e do ensino filosófico na educação formal brasileira. Diante do problema apresentado, esta investigação passa a admitir a hipótese de uma determinada filosofia, considerada modo de vida e explicitada por meio dos chamados exercícios espirituais, dentre eles o diálogo, que contribui para a autonomia e para a emancipação intelectual dos sujeitos, graças à (trans)formação do ser que eles podem ensejar. Para enfrentar a questão-problema, propõe-se uma revisão de literatura que permita uma aproximação entre conceitos filosóficos extraídos do pensamento de Pierre Hadot, na obra Exercícios Espirituais e Filosofia Antiga (2014a), com outras ideias encontradas em O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual (2002), de Jacques Rancière, sem deixar de lado o aporte de outros pensadores, como Michel Foucault e Walter Omar Kohan. A investigação, estruturada sob a forma de uma pesquisa-ação em virtude do intento de solucionar ou amenizar a situação descrita, se debruça sobre a compreensão de conceitos-chave, como os de exercícios espirituais e emancipação intelectual para, a partir deles, discutir a possibilidade e a viabilidade de alguns exercícios espirituais e da força dialógica contribuírem para a autonomia e emancipação intelectual dos sujeitos, no caso específico, de alunos e alunas da primeira série do novo ensino médio da educação básica, objetivo principal do estudo. A relação teoria/empiria está evidenciada por meio de uma ação educativo-filosófica executada na Escola Estadual Querubina Silveira, em Cerro Corá/RN, cujos procedimentos se pautaram na articulação entre os conceitos trazidos na pesquisa e as ações e pensamentos dos(as) alunos(as) integrantes do público-alvo do estudo, os(as) quais foram submetidos(as) às práticas espirituais de Pierre Hadot. Dessa experiência, assim como das entrevistas e análises que documentam a intervenção no ambiente escolar, foram construídos os dados necessários para a fase seguinte: a análise dos resultados, espaço para o olhar atento do professor-pesquisador e para as interpretações que prenunciam os resultados oriundos da pesquisa. Observamos a possibilidade de um reposicionamento da filosofia no contexto escolar e o seu fortalecimento graças ao protagonismo dos(as) estudantes durante a investigação, um dos aspectos analisados, e, sobretudo, devido às reflexões oportunizadas pelas práticas realizadas na sessões/aulas da ação educativo-filosófica, que permitiram inquietações e o surgimentos de novos olhares acerca dos temas trazidos à discussão, culminando em uma verdadeira experiência filosófica. Em linhas gerais, esta investigação se apresenta como instrumento para compreensão da realidade educacional brasileira, no que toca especificadamente ao ensino filosófico, e para a transformação não só da situação-problema descrita, mas, de forma precípua, dos sujeitos inseridos na comunidade escolar, graças à conversão do olhar e à libertação do pensamento por ela oportunizados.


  • Mostrar Abstract
  • The research entitled Philosophy as a spiritual exercise in Pierre Hadot: Rethinking philosophical teaching with a view to autonomy and intellectual emancipation of students in high school is born from the concerns that often arise in the imaginary and the experience of teachers and teachers. Thus, derived from the teaching practice, several questions and problems inherent to education imply the teacher who, to a greater or lesser degree, begins to seek referrals that can contribute to the achievement of a more fruitful pedagogical practice, a scenario in which the role of teacher is rediscovered with that of researcher. Among so many questions, the achievement of the objectives of Brazilian basic education today and the space destined to philosophy and its teaching emerge as fertile grounds for the establishment of several discussions, among them one that appears as a problem of this investigation: the emancipatory character of philosophy and philosophical teaching in Brazilian formal education. Faced with the problem presented, this investigation begins to admit the hypothesis of a certain philosophy, considered a way of life and explained through the so-called spiritual exercises, among them dialogue, which contributes to the autonomy and intellectual emancipation of the subjects, thanks to the (trans)formation of the being that they can give birth to. To face the problem-issue, we propose a literature review that allows an approximation between philosophical concepts extracted from Pierre Hadot's thought, in the work Spiritual Exercises and Ancient Philosophy (2014a), with other ideas found in The ignorant master – five lessons on intellectual emancipation (2002), by Jacques Rancière, without leaving aside the contribution of other thinkers, such as Michel Foucault and Walter Omar Kohan. The investigation, structured in the form of an action research due to the attempt to solve or mitigate the situation described, focuses on the understanding of key concepts, such as spiritual exercises and intellectual emancipation, to discuss, from them, discuss the possibility and viability of some spiritual exercises and dialogic strength contribute to the autonomy and intellectual emancipation of the subjects, in the specific case of students and students of the first grade of the new high school of basic education, the main objective of the study. The theory/empiricism relationship is evidenced through an educational-philosophical action performed at the Querubina Silveira State School, in Cerro Corá/RN, whose procedures were based on the articulation between the concepts brought in the research and the actions and thoughts of the students who are members of the target audience of the study, those who were submitted to the spiritual practices of Pierre Hadot. From this experience, as well as the interviews and analyses that document the intervention in the school environment, the data needed for the following phase were constructed: the analysis of the results, space for the attentive look of the teacher-researcher and for the interpretations that foreshadow the results from the research. We observed the possibility of a repositioning of philosophy in the school context and its strengthening thanks to the protagonism of students during the investigation, one of the aspects analyzed, and, above all, due to the reflections opportunistic by the practices carried out in the sessions/classes of educational-philosophical action, which allowed concerns and the emergence of new perspectives on the topics brought to the discussion, culminating in a true philosophical experience. In general terms, this investigation is presented as an instrument for understanding the Brazilian educational reality, regarding philosophical teaching, and for the transformation not only of the problem-situation described but, in a primary way, of the subjects inserted in the school community, thanks to the conversion of the gaze and the liberation of thought opportunistic.

4
  • GLAIDSON CARLOS DE MEDEIROS
  • O CINEMA E A FILOSOFIA NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM À LUZ DE A EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL DE ISTVÁN MÉSZÁROS

  • Orientador : FRANCISCO RAMOS NEVES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO RAMOS NEVES
  • JOÃO BOSCO BRITO DO NASCIMENTO
  • MANOEL JARBAS VASCONCELOS CARVALHO
  • Data: 28/02/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa tem como fundamento a obra A Educação para além do capital de István Mészáros e O Cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes de Júlio Cabrera e alguns apontamentos de Deleuze. Tal trabalho tem como objetivo o uso da arte cinematográfica como recurso didático metodológico para o ensino-aprendizagem de Filosofia no Ensino Médio de conteúdos críticos-reflexivos à luz da filosofia de István Mészáros em sala de aula. Esta é uma metodologia pedagógica, de efeito satisfatório, capaz de auxiliar o professor a enfrentar os desafios pedagógicos cotidianos da sala de aula. A pesquisa tem sua gênese na experiência diária escolar e na percepção de que a utilização de recursos visuais de imagens cinematográficas é capaz de proporcionar resultados satisfatórios quanto à aprendizagem de conteúdos de crítica social. Inicialmente, investiga a relação entre a filosofia e o cinema, como essa linguagem é capaz de problematizar e criar conceitos filosóficos. Neste caso, o filme não teria tão somente um caráter ilustrativo, mas o ponto de partida para o pensar filosófico e a formação de um sujeito crítico e autônomo. Justifica-se pela necessidade de compreender a importância do uso do cinema como recurso pedagógico capaz de proporcionar experiências e conceitos filosóficos nas salas de filosofia no Ensino Médio, além da necessidade de pesquisar sobre a didática da filosofia. A pesquisa foi elaborada a partir da abordagem bibliográfica trazendo referências acerca de uma educação humanizada e libertadora, e o uso da imagem cinematográfica como fomentadora da experiência filosófica. Com o intuito de transformar a realidade pedagógica das aulas de filosofia, utilizou a metodologia da pesquisa-ação. Assim, com este trabalho, pretende destacar a relevância do cinema como recurso didático e metodológico para facilitar o aprendizado dos conteúdos trabalhados em sala de aula no Ensino Médio na perspectiva maszariana.


  • Mostrar Abstract
  • This research is based on the work Education beyond capital by István Mészáros and Cinema thinks: an introduction to philosophy through Júlio Cabrera's films and some notes by Deleuze. This work aims to use cinematographic art as a methodological didactic resource for the teaching and learning of Philosophy in High School of critical-reflective contents in the light of the philosophy of István Mészáros in the classroom. This is a pedagogical methodology, with a satisfactory effect, capable of helping the teacher to face the daily pedagogical challenges of the classroom. The research has its genesis in the daily school experience and in the perception that the use of visual resources of cinematographic images is capable of providing satisfactory results regarding the learning of social critical contents. Initially, it investigates the relationship between philosophy and cinema, how this language is able to problematize and create philosophical concepts. In this case, the film would not only have an illustrative character, but the starting point for philosophical thinking and the formation of a critical and autonomous subject. It is justified by the need to understand the importance of using cinema as a pedagogical resource capable of providing philosophical experiences and concepts in philosophy classrooms in High School, in addition to the need to research on the didactics of philosophy. The research was elaborated from the bibliographical approach, bringing references about a humanized and liberating education, and the use of the cinematographic image as a promoter of the philosophical experience. In order to transform the pedagogical reality of philosophy classes, it used the action-research methodology. Thus, with this work, it intends to highlight the relevance of cinema as a didactic and methodological resource to facilitate the learning of the contents worked in the classroom in High School in the Maszarian perspective.


2022
Dissertações
1
  • MÁRCIO ANDRÉ EVANGELISTA PONTES
  • A NECESSIDADE DA FILOSOFIA: ESTUDO SOBRE O DESINTERESSE DOS ALUNOS A PARTIR DA FILOSOFIA DE ORTEGA Y GASSET

  • Orientador : GALILEU GALILEI MEDEIROS DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GALILEU GALILEI MEDEIROS DE SOUZA
  • SHIRLENE SANTOS MAFRA MEDEIROS
  • IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
  • Data: 19/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação nasce de observações e diálogos realizados junto a estudantes, a partir dos quais se constatou um sensível desinteresse pela Filosofia. Mesmo aqueles que desenvolvem uma atitude positiva em relação a ela, não a veem como um saber necessário ou com alguma pertinência em relação ao seu cotidiano. Nossa hipótese é que a falta de percepção da Filosofia como um saber vital está na raiz desse desinteresse. O problema identificado não diz respeito à natureza da Filosofia, mas a uma questão de percepção. Nessa perspectiva, propomo-nos a elaborar um projeto de ensino de Filosofia que se destina a despertar o interesse dos estudantes, levando-os a compreender que a Filosofia possibilita o entendimento de problemas relacionados com o seu cotidiano. A pesquisa é guiada pelas luzes da filosofia de José Ortega y Gasset. Os textos-base serão: Sobre o estudar e o estudante (ORTEGA Y GASSET, 2000); Missão da Universidade (ORTEGA Y GASSET, 1999) e O que é Filosofia? (ORTEGA Y GASSET, 2016a). Nossa hipótese de trabalho se justifica como contribuição às discussões sobre ensino de Filosofia, por procurar observar com atenção quais podem ser os motivos que levam os estudantes à perda do interesse e como a atividade docente, ao levar em conta essa situação e tendo o estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem, pode ser ordenada no sentido de despertar nos mesmos a percepção da necessidade do conhecimento. A pesquisa foi dividida em dois momentos: teórico e prático. Para o primeiro, utilizamos a revisão bibliográfica, aplicada a partir da técnica da leitura sintópica de textos (ADLER e DOREN, 2010), cujo objetivo foi o recolhimento do esqueleto ou estrutura argumentativa do texto, e a posterior comparação entre fontes diversas. Quanto ao momento da prática, utilizamos a abordagem metodológica da pesquisa-ação, aplicada no desenvolvimento de seminários, realizados segundo a proposta de Mortimer Adler (2014), descrita em seu texto Como falar, como ouvir. Nestes, foram promovidas discussões sobre algumas questões propostas para cada encontro, de acordo com as luzes da filosofia orteguiana. Esta dissertação possui cinco seções dedicadas ao desenvolvimento da pesquisa, sendo agrupadas de acordo com sua natureza teórica ou prática. Quanto às seções dedicadas à exploração teórica (segunda, terceira, quarta e quinta), contextualiza-se como essa pesquisa surgiu; procura-se explicitar quem foi Ortega y Gasset e em quais circunstâncias ele desenvolveu sua filosofia; mostra-se como o estudar precisa ser reformado, de modo a explicitar sua necessidade, e sobre a missão da escola enquanto fomentadora de pessoas à altura do próprio tempo. A sexta e última seção do desenvolvimento, por sua vez, foi dedicada à pesquisa-ação, realizada por meio dos já referidos seminários. Ao término dos encontros pudemos constatar que o desinteresse por parte dos estudantes pode ser revertido pelo revigoramento da necessidade do estudar, como imediata e vital.


  • Mostrar Abstract
  • The present dissertation originates from observations and dialogues with students, whereby we could verify a significant lack of interest for Philosophy. Even those with a positive attitude towards it do not recognize it as being a fundamental knowledge or its relevance to their daily lives. We suggest that absence of perception on Philosophy’s essentiality is the base for this lack of interest. The identified problem is not about the nature of Philosophy, but it is a matter of perception. Under this perspective, we propose to elaborate a Philosophy teaching project intended to arouse interest among students, bringing comprehension about the possibilities Philosophy provide in understanding everyday issues. The research is conducted under the influence of José Ortega y Gasset philosophy. Base texts are: Sobre o estudar e o estudante (ORTEGA Y GASSET, 2000); Missão da Universidade (ORTEGA Y GASSET, 1999) and O que é Filosofia? (ORTEGA Y GASSET, 2016a). Our hypothesis is justified as a contribution to discussions on philosophy teaching, by closely observing the possible reasons why students lose interest and how the teacher activity, taking this situation into consideration, as well as the student being the center of teaching and learning process, may be intended to make them realize the need for reaching knowledge. The research was divided in two moments: theoretical and practical. For the first, we conducted a bibliographic review, applied under the syntopical reading technique (ADLER e DOREN, 2010), whose objective was either to figure the sketch or argumentative structure of the text, or comparing diversified sources.For the practical moment, we used the action research methodological approach, applied to the development of seminars according to Mortimer Adler (2014) proposal, described in his text Como falar, como ouvir. In these occasions, we talked about some scheduled questions for each meeting in accordance with Ortega’s philosophy. This study is segmented in five sections designed to the research development, being arranged in line with their theoretical or practical nature. Regarding theoretical investigation sections (second, third, fourth, and fifth), they present the context in which the research originated; aim to explain who Ortega y Gasset was, and under which circumstances he developed his philosophy; show how the act of studying must be reformulated, so that its necessity becomes clear, and the mission of school in stimulating people up to the time itself. Sixth and last section of the development focused on action research, performed through the mentioned seminars. By the end of the meetings, we could find out that the lack of interest in students can be reversed by refreshing the idea of immediate and vital need for studying.

2
  • LENILDA GOMES DE ARAÚJO
  • A “INVERSÃO DE VALORES” E A INTERSUBJETIVIDADE DO SUJEITO – APORTE TEÓRICO-FILOSÓFICO PARA SE PENSAR O DESINTERESSE PELA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

  • Orientador : SHIRLENE SANTOS MAFRA MEDEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA REILTA DANTAS CIRINO
  • SANDRA MARA VIEIRA OLIVEIRA
  • SHIRLENE SANTOS MAFRA MEDEIROS
  • Data: 20/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho de pesquisa é intitulado A inversão de valores e a intersubjetividade do sujeito – aporte teórico-filosófico para se pensar o desinteresse dos educandos pela filosofia no Ensino Médio. O trabalho de pesquisa tem como base teórico-metodológica o interacionismo simbólico de George Herbert Mead e a filosofia política de Hannah Arendt, e as ações educativo-filosóficas, que objetivam relatar experiências do contexto escolar, como também as experiências vivenciadas no contexto pandêmico. A problematização consiste em compreender o desinteresse dos alunos do Ensino Médio pelos estudos em especial, pelo Componente Curricular de Filosofia, e no período da pandemia do ensino remoto e híbrido, o desinteresse foi mais evidente. Quais as crises educacionais e intersubjetivas experienciadas ou vivenciadas pelos alunos de Filosofia no Ensino Médio? Como despertar o interesse dos estudantes pela Filosofia? Quais as estratégias que poderão ser utilizadas na ação educativo-filosófica, dialogicamente, que terão sentido e significado para os alunos de filosofia? O objetivo do trabalho visa discutir o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem do Ensino de Filosofia no Ensino Médio, tendo como referência a crise da educação em Hannah Arendt e do que ela chamou de “inversão de valores” entre as esferas do público e do privado, bem como, da intersubjetividade do sujeito na perspectiva mediana em que o autor enfatiza que “a intersubjetividade precede e constitui a subjetividade” para promover a reflexividade e a autorreflexividade sobre o ensino de filosofia. A metodologia utilizada foi qualitativa e também se baseia na teoria do Interacionismo simbólico de George Herbert Mead. As obras principais foram A Condição Humana (1989), de Hannah Arendt e Mente, Self e Sociedade (2010), de George Herbert Mead. Considera-se o trabalho relevante por trazer uma discussão contemporânea, pois busca compreender o que está acontecendo com alguns jovens estudantes, em especial, os do Ensino Médio, que deveriam estar se preparando para entrar na construção do mundo profissional e adulto, porém, não estão levando a sério os estudos, e encarando com firmeza e seriedade, o futuro.


  • Mostrar Abstract
  • The present research work is entitled The inversion of values and the intersubjectivity of the subject - theoretical-philosophical contribution to think about the students' lack of interest in philosophy in High School. The research work has as its theoretical and methodological basis the symbolic interactionism of George Herbert Mead and the political philosophy of Hannah Arendt, and the educational-philosophical actions, which aim to report experiences in the school context, as well as the experiences lived in the pandemic context. The problematization consists of understanding the lack of interest of high school students for studies in particular, for the Curricular Component of Philosophy, and in the period of the remote and hybrid teaching pandemic, the disinterest was more evident. What are the educational and intersubjective crises experienced by Philosophy students in High School? How to arouse students' interest in Philosophy? What strategies can be used in the educational-philosophical action, dialogically, that will have meaning and meaning for philosophy students? The objective of the work is to discuss the students' lack of interest in learning Philosophy Teaching in High School, having as a reference the education crisis in Hannah Arendt and what she called the "inversion of values" between the public and private spheres, as well as the subject's intersubjectivity in the median perspective in which the author emphasizes that “intersubjectivity precedes and constitutes subjectivity” to promote reflexivity and self-reflexivity on the teaching of philosophy. The methodology used was qualitative and is also based on the theory of Symbolic Interactionism by George Herbert Mead. The main works were The Human Condition (1989), by Hannah Arendt and Mind, Self and Society (2010), by George Herbert Mead. The work is considered relevant because it brings a contemporary discussion, as it seeks to understand what is happening with some young students, especially those in high school, who should be preparing to enter the construction of the professional and adult world, however, not are taking their studies seriously, and facing the future firmly and seriously.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern