A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: O EXEMPLO DAS UNIDADES DE ENSINO DE PAU DOS FERROS – RN
Desenvolvimento Regional. Educação Superior. Interiorização do Ensino Superior.
O modo como se deu a ocupação do território nacional e o processo de industrialização fez do Brasil um país marcado por desigualdades regionais. São várias as maneiras pelas quais se manifestam essas disparidades, entre elas, no acesso à educação superior. Historicamente, as IES foram instaladas nas regiões mais ricas do país, relegando para segundo plano as regiões não metropolitanas e não litorâneas, fazendo com que o acesso à educação superior no Brasil se tornasse um privilégio de poucos. No entanto, entre 2003 e 2014, um ciclo virtuoso de crescimento que marcou os governos Lula e Dilma possibilitou a implementação de um conjunto de políticas para expansão e interiorização do ensino superior. Dessa forma, regiões do interior do país ganharam novos estímulos ao desenvolvimento, tendo em vista, as relações entre educação e desenvolvimento. Neste contexto, o objetivo principal do presente trabalho é analisar as contribuições da interiorização do ensino superior público para o desenvolvimento da região do Alto Oeste Potiguar a partir das IES públicas instaladas no município de Pau dos Ferros/RN. Como objetivos específicos tem-se: apresentar as principais políticas públicas de expansão e interiorização implantadas entre 2003 e 2014 e descrever como essas alteraram o tradicional panorama concentrador, regional e socialmente, do ensino superior público no Brasil; realizar o levantamento de um referencial teórico-conceitual sobre desenvolvimento socioeconômico com foco na perspectiva do regional problematizando as articulações existentes entre acesso à educação superior, pesquisa, inovação e desenvolvimento; retratar as principais repercussões da formação de recursos humanos capacitados, pelas IES públicas de Pau dos Ferros, para o desenvolvimento do Alto Oeste Potiguar e discutir as maneiras pelas quais a interiorização da pesquisa cientifica através da pós-graduação pode influenciar no desenvolvimento do Alto Oeste Potiguar. No que concerne aos procedimentos metodológicos esta pesquisa configura-se como bibliográfica e documental, de natureza exploratória e descritiva, com abordagens do tipo quali-quantitativa, de modo que utilizamos o método de pesquisa misto. A hipótese de pesquisa é que a região do Alto Oeste Potiguar vem se desenvolvendo com a presença das IES públicas instaladas em Pau dos Ferros, por meio das externalidades positivas diretamente oriundas dessas instituições. Acredita-se que a expansão das oportunidades de acesso ao ensino superior em Pau dos Ferros e a consequente formação de recursos humanos capacitados somado a ampliação da pesquisa cientifica contribui significativamente para o desenvolvimento da região do Alto Oeste Potiguar.