Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER BESERRA DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WAGNER BESERRA DA CUNHA
DATA : 28/06/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

POLÍTICA DE SAÚDE DO HOMEM NO SEMIÁRIDO: UM ESTUDO DE CASO EM MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE NO CONTEXTO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Política de Saúde. Atenção Básica. Saúde do homem. Doença crônica


PÁGINAS: 59
RESUMO:

O aumento na expectativa de vida masculina reflete a necessidade de uma atenção considerável em relação aos níveis de morbimortalidade por ser habitual uma insuficiente atenção desse público com a saúde. No que diz respeito à elaboração de uma política pública de saúde, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) foi criada em meio a uma inquietude entre as associações médicas e a administração federal, objetivando solidificar a parceria com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Nesse sentido, a pesquisa apresenta como objetivo geral, avaliar a implementação da política de saúde do homem no contexto das Doença Crônica Não Transmissível (DCNT) num município de pequeno porte no semiárido. Para tal propósito, seguirá os aspectos metodológicos de pesquisa descritiva, com caracterização do estudo de caso, com abordagem mista. O estudo será realizado em um município de pequeno porte do Ceará pertencente à região de saúde do Cariri, em quatro unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo três delas na zona rural e uma no meio urbano. A população será envolvida por indivíduos do sexo masculino portadores de alguma DCNT, com idade entre 20 a 59 anos, bem como destinada aos profissionais de saúde da APS, que estão inseridos nas práticas diárias da atenção voltadas à saúde do homem. A coleta de dados será executada por meio da realização de um formulário semiestruturado e uma entrevista semiestruturada, com os pacientes do sexo masculino das ESF, cujo diagnóstico de DCNT esteja cadastrado no PEC/ E-SUS (Prontuário Eletrônico do Cidadão), utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário do WHOQOL-bref e Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCAToll) com o atributo de acessibilidade, e para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) a realização de uma entrevista semiestruturada. De posse dos dados obtidos, os mesmos serão armazenados em nível de bloco em arquivo de Word e planilha do Excel, sendo feita a análise dos dados qualitativos por meio do software Maxqda e dos dados quantitativos através da análise estatística. Destaca-se que a integração dos dados seguirá o modelo de triangulação concomitante, e caracterizada na fase final da análise. Posteriormente os resultados serão apresentados à população da pesquisa para discussão sobre a temática em debate.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12276 - SARA TACIANA FIRMINO BEZERRA
Interno - 4261 - JOSÉ GIOVANI NOBRE GOMES
Externa à Instituição - PAULO CÉSAR DE ALMEIDA - UECE
Notícia cadastrada em: 27/06/2024 08:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern