Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIA ÉRICA DE FREITAS MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIA ÉRICA DE FREITAS MORAIS
DATA : 22/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/nfc-gqgj-mwj
TÍTULO:

A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO DESENVOLVIMENTO RURAL: O PROGRAMA NOSSA EMPRESA RURAL DE SÃO FRANCISCO DO OESTE (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Agricultura familiar, políticas públicas, desenvolvimento rural.


PÁGINAS: 18
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a dinâmica do Programa Municipal Nossa Empresa Rural - PNER no âmbito da agricultura familiar, no contexto territorial do Município de São Francisco do Oeste (RN). O PNER propõe levar ao agricultor familiar conhecimentos de gestão e de administração da Unidade Produtiva Rural (UPR), além de assistência técnica e a extensão rural (ATER).  A hipótese é a de que o PNER tem contribuído para o desenvolvimento rural do município, desde sua implantação, que se deu em 2017, beneficiando a comunidade inserida no processo, e contribuindo para a consolidação da agricultura familiar no cenário das políticas públicas rurais. Quanto a metodologia trata-se de um estudo caracterizado como exploratório e descritivo. A pesquisa será conduzida, sob a forma de um estudo de caso. Será adotada uma abordagem exclusivamente quantitativa, utilizando-se, para tanto, de dados secundários, coletados pela Secretaria Municipal de Agriculta mediante a aplicação de formulário em toda a zona rural do município com o fim de obter diagnóstico das atividades agrícolas e não agrícolas. Após codificados de forma numérica, os dados permitirão uma análise comparativa do desempenho de todas as Unidades Produtivas Rurais, incluindo as famílias beneficiárias do Programa e as não beneficiárias. O estudo proverá informações úteis ao Programa, bem como, poderá contribuir para uma melhor compreensão dos desafios da implantação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1846 - EMANOEL MARCIO NUNES
Interno - 3822 - FRANKLIN ROBERTO DA COSTA
Externo à Instituição - LUIZ RENATO REGIS DE OLIVEIRA LIMA - UFPB
Notícia cadastrada em: 18/11/2021 09:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern