Banca de DEFESA: LARESKA URSULA DE SOUZA PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARESKA URSULA DE SOUZA PAIVA
DATA : 18/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PROTAGONISMO FEMININO E O COMÉRCIO: UMA ANÁLISE SOBRE A ATUAÇÃO DAS MULHERES PROPRIETÁRIAS E FUNCIONÁRIAS DO COMÉRCIO NA CIDADE DE PAU DOS FERROS (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Comércio; Protagonismo da Mulher; Pau dos Ferros.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

A pesquisa tem como objetivo analisar o protagonismo da mulher no comércio de Pau dos Ferros, cidade localizada no Oeste do Rio Grande do Norte, no âmbito de proprietárias e funcionárias dos estabelecimentos comerciais da cidade nos anos de 2005 a 2020. O trabalho tem como perguntas chaves: qual é o protagonismo da mulher no setor comercial da cidade de Pau dos Ferros? Quais são as dificuldades encontrada pelas mulheres proprietárias e funcionárias do comércio de Pau dos Ferros? A abordagem metodológica segue uma abordagem quali-quantitativo, a partir da compreensão do objeto empírico através da associação com dados estatísticos, análises e discussões teóricas. A cidade de Pau dos Ferros se apresenta na região com um papel protagonista por concentrar estabelecimentos e prestadores de serviços especializados, bem como por possuir um quantitativo e uma diversidade de comércios. As mulheres estão cada vez mais inseridas no setor comercial da cidade enquanto proprietárias, compreendendo 52% do total da cidade, o que permite destacar a sua importância no comando dos espaços de comércio na cidade. Durante muito tempo, espaços que eram tidos como exclusivamente masculinos foram ganhando interferência feminina, dessa forma, as mulheres se fizeram e se fazem presentes em todos os âmbitos da econômia, sejam mulheres empresárias, proprietárias e/ou funcionárias, estão em todos os lugares, em todos os espaços, interferindo na econômia e na sociedade. Espera-se que esse trabalho possa ser fruto de muitos outros com esta temática, e que possa permitir reflexões acerca de como a mulher é uma “peça” fundamental na dinâmica e organização dos espaços da cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 4874 - JOSUÉ ALENCAR BEZERRA
Interna - 3329 - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
Externa à Instituição - CAMILA DA SILVA PEREIRA - UECE
Notícia cadastrada em: 09/08/2022 16:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern