Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCIA CLÉLIA DE SOUSA FREITAS

DISCENTE : GLAUCIA CLÉLIA DE SOUSA FREITAS
DATA : 30/09/2022
LOCAL: meet.google.com/aum-bafr-iqe

NARRATIVAS DE DISCENTES E DOCENTES SOBRE A OBRA MEMORIAL DE MARIA MOURA: A DESIGUALDADE DE GÊNERO EM TEMPOS PATRIARCAIS

Gênero. Patriarcado. Contexto Escolar. Território

O debate sobre a questão de gênero no país é um tema que merece destaque na contemporaneidade. Com o crescimento do ultraconservadorismo sociopolítico, vivencia-se o fortalecimento do patriarcado e o aumento da violência contra a mulher no território brasileiro. Esta pesquisa tem como objetivo compreender as percepções de gênero nas narrativas de docentes e discentes no ensino médio a partir da obra Memorial de Maria Moura da autora Rachel de Queiroz. A pesquisa terá como locus a turma do 3º ano da Escola Integral Cidadã Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Maia para observar como os alunos entendem a temática gênero e suas relações ao final da última etapa da educação básica. Como procedimentos metodológicos para concretização deste estudo, propõe-se como método uma pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Por tratar-se de uma pesquisa social será utilizado a pesquisa-ação, bem como o estudo de campo. Ainda será empregado a pesquisa de tipo bibliográfica e documental para o suporte da construção teórica e conceitual deste trabalho. Como instrumento de coleta de dados será aplicado um roteiro de entrevistas semiestruturada e para interpretação destes será empregada a técnica de análise de conteúdo. Esta pesquisa visa contribuir para as discussões do estudo de gênero no âmbito escolar, pautado pelo debate sobre a superação de discriminação, preconceitos e violência contra mulher, sob o viés da literatura. A escola sem dúvida pode ajudar na desconstrução de estigmas sociais, principalmente, no que tange a questão da equidade de gênero nos desenvolvimentos dos territórios em que estão inseridos.

Presidente - 3329 - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
Interno - 3826 - CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA