Banca de QUALIFICAÇÃO: GILNARA DA SILVA ALMIRO

DISCENTE : GILNARA DA SILVA ALMIRO
DATA : 20/09/2022
LOCAL: Sala google meet

EDUCAÇÃO DO CAMPO: EXPERIÊNCIAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOCENTE NO NÚCLEO I DE ENSINO DA ZONA RURAL DE LUÍS GOMES-RN

Educação do/no campo, professor do campo, escolas rurais.

A educação no Brasil ainda vive muitas problemáticas que decorreram do seu processo histórico. Dentro desse contexto, a educação do campo surge com os movimentos sociais para atender as necessidades dos sujeitos que vivem no campo, as mudanças que aconteceram na educação rural em especial a modernização agrícola foram importantes para se pensar uma educação rural, entretanto, foram os movimentos sociais que alavancaram a década de 1990 no Brasil trazendo inúmeras discussões e contribuições para a construção de uma educação que respeitasse a cultura e a diversidade dos sujeitos do campo. Portanto, este trabalho, objetiva analisar como se dá a construção do conhecimento a partir da percepção dos docentes do núcleo I de ensino da zona rural de Luís Gomes RN. Partindo da seguinte questão de estudo: qual a impressão dos docentes do Núcleo I de Ensino na Zona Rural de Luís Gomes - RN acerca da construção do conhecimento do campo? Neste sentido, adotamos como processo metodológico a concepção da pesquisa qualitativa. Tivemos como ancoragem para as discussões da pesquisa os estudos de Caldart (2004,2011), Carvalho (2005), Freire (2021), Leite (1999), Mattos (2004), Molina (2010,2012) dentre outros autores que discutem a temática em curso. A pesquisa será realizada em três escolas localizadas na zona rural de Luís Gomes-RN: Unidade de Ensino Rafael Gomes de Lima, Unidade de Ensino Pe. Raimundo Osvaldo Rocha e Unidade de Ensino Hermógenes Batista. Para realização da pesquisa optamos por alguns instrumentos investigativos próprios da pesquisa qualitativa, tais quais: observação em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com os docentes. Assim sendo, o trabalho exposto traz uma abordagem acerca dos paradigmas que surgem em torno do educador do campo bem como sobre a educação do campo, sua formação e seu papel enquanto docente.

Presidente - 3826 - CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
Interna - 3329 - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS