Banca de DEFESA: ANTONIA ÉRICA DE FREITAS MORAIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIA ÉRICA DE FREITAS MORAIS
DATA : 16/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Por Videoconferência Google Meet (PLANDITES UERN)
TÍTULO:

A DINÂMICA DA AGRICULTURA FAMILIAR E DO DESENVOLVIMENTO RURAL: O PROGRAMA NOSSA EMPRESA RURAL DE SÃO FRANCISCO DO OESTE (RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Agricultura familiar, políticas públicas, desenvolvimento rural. território


PÁGINAS: 57
RESUMO:

O presente trabalho visa analisar a dinâmica do Programa Nossa Empresa Rural-PNER, instrumento de organização coletiva informal implementada no âmbito da agricultura familiar, no contexto territorial do Município de São Francisco do Oeste/RN. Para isso, considera a economia agrícola e o desenvolvimento rural através da comparação da diversidade socioeconômica entre os beneficiários e não beneficiários do PNER. A metodologia consistiu da comparação das dinâmicas dos dois grupos, utilizando dados secundários do Diagnóstico Rural Participativo realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente local nos anos de 2021 e 2022, dos quais revelam resultados a partir de escolhas e estratégias dos agricultores familiares das formas como estes obtêm e utilizam recursos disponíveis. A hipótese é de que o grupo de beneficiários alcançou um nível de desempenho superior aos não beneficiários, com tendências para um maior desenvolvimento rural da comunidade inserida no processo. Nesse aspecto, a análise identificou que a participação de agricultores familiares no PNER aparece como fator vantajoso para o melhor aproveitamento dos recursos como maior uso da terra na exploração agrícola, menor dependência das famílias em relação à outras fontes de rendas não agrícolas, maior acervo pecuário e produção de leite superior, além de maior acesso aos serviços de ATER. De modo geral, conclui-se que o Programa reflete-se como estratégia para melhoria das condições de produção da agricultura de base familiar e em relação à organização e gestão da propriedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1846 - EMANOEL MARCIO NUNES
Interno - 3822 - FRANKLIN ROBERTO DA COSTA
Externo à Instituição - JOSIVAN BARBOSA MENEZES FEITOZA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 14/12/2022 17:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern