Infra-Estrutura

Laboratórios e Equipamentos: O volume significativo de recursos alcançado por um esforço coletivo dos docentes envolvidos no PPGCN, por meio de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento (projetos individuais e do tipo multiusuário/institucional), tem permitido a implantação e manutenção de uma boa infraestrutura de pesquisa.

A qualidade das pesquisas desenvolvidas na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT/UERN (faculdade a qual o MCN está vinculado), aliada à qualidade do corpo docente do PPGCN e à versatilidade dos projetos desenvolvidos em áreas de fronteira, com abordagem multidisciplinar, se constituíram nos principais fatores que permitiram uma resposta positiva aos editais e recursos financeiros outorgados pelas agências estaduais e federais de fomento à pesquisa. Além disso, as adequações dos laboratórios de pesquisa tem sido uma prioridade na UERN, para atender à demanda de alunos de Pós-Graduação e Graduação que desenvolvem trabalhos de pesquisa. Os equipamentos de grande porte multiusuários adquiridos através de editais foram: 01 Cromatógrafo gasoso com detector espectrométrico de massas (GC/MS); 01 microscópio eletrônico de varredura (MEV); 01 espectrômetro de plasma induzido de argônio com detecção de massas quadrupolar (ICP/MS); 01 Cromatógrafo iônico com detector de condutividade; 02 fornos de micro-ondas analíticos, 01 Cromatógrafo líquido de alta eficiência e 01 análise térmica/DSC. Além disso, foram aprovados mais 05 equipamentos de grande porte (01 espectrômetro de infra-vermelho de alta resolução, 01 medidor de carbono orgânico total, 01 potenciostato/galvanostato com buster de corrente e sistema de eletrodo rotatório).
Atualmente, o PPGCN dispõe de 16 laboratórios, contendo infraestrutura de móveis, equipamentos, materiais de consumo, impressoras, computadores conectados à internet, material bibliográfico, dentre outros específicos de cada área. Vale salientar que esses laboratórios pertencem à UERN, sendo todos localizados no Campus Central, onde funciona o PPGCN. 

 

Coordenação e Salas de Aula: Em termos de área administrativa, o programa conta com uma Secretaria de Pós-Graduação de aproximadamente 20 m2, contendo a seguinte infraestrutura: mesa para o secretário, cadeiras, computador de mesa, impressora e armário para a organização de equipamentos de uso comum e documentos dos alunos.

Para as aulas, são utilizadas uma Sala de Seminários disponibilizada para a pós-graduação e salas de aula da graduação, as quais contêm quadro branco, tela de projeção e capacidade para 25 alunos.

Para os exames de qualificação e defesas de dissertação, o Programa conta com um mini auditório com capacidade para 50 pessoas. Para fins de estudos, os alunos do MCN contam com uma sala de 25 m2 que, atualmente, atende a todos os alunos matriculados, além da disponibilidade de espaço nos laboratórios do programa e/ou nas salas dos docentes. Os laboratórios dispõem também de acervos bibliográficos específicos para as respectivas áreas de pesquisa.

Encontra-se em construção um prédio de um piso, no qual haverá disponibilidade de espaços para a secretaria, salas de aula, sala para alunos e auditório aprovada pelo CT-INFRA 01/2013. Em um futuro próximo, o Programa contará ainda com o Centro de Pesquisas Multidisciplinares em Ciências Naturais, infraestrutura de espaço aprovada pelo CT-INFRA 02/2013.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern