Banco de Palestras

 

 

Proposta: O Banco de Palestras foi elaborado pelo PPGCN como um banco de dados para disponibilizar palestras gratuitas à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo. Os(as) palestrantes integram o corpo docente do PPGCN e possuem qualificação nos mais diversos temas relativos às Ciências Ambientais, propiciando conhecimento e troca de experiências. De acordo com a procura, as solicitações serão organizadas conforme disponibilidade do(a) palestrante, sendo a divulgação das datas realizada no site do PPGCN e nos
eventos.

Objetivo: Promover a divulgação do conhecimento científico de forma gratuita e acessível para a sociedade, seja na temática de ciências ambientais ou em outras áreas.

Início: Já em vigor.

Organização: Mediante solicitação ao PPGCN.

 

Palestrante: Profa. Dra. Cynthia Cavalcanti de Albuquerque
Título da Palestra: Fitorremediação: Uma alternativa para minimizar os impactos gerados pela salinidade.
Descrição: A salinidade do solo tem impacto significativo para a agricultura e uma alternativa viável, seria a utilização de plantas tolerantes para extrair os sais do solo. Com base nesse contexto, a palestra visa abordar sobre os impactos causados pela salinidade na maioria das espécies vegetais e como o processo da fitorremediação pode minimizar esse problema.

 

Palestrante: Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira
Título da Palestra: Mulheres na Ciência.
Descrição: Essa palestra tem como objetivo divulgar a participação das mulheres nas Ciências Exatas.

 

Palestrante: Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira
Título da Palestra: Biocombustíveis.
Descrição: Essa palestra tem como objetivo relatar os principais tipos de biocombustíveis, suas aplicabilidades, histórico e panorama atual.

 

Palestrante: Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos Caldeira
Título da Palestra: Catálise aplicada a processos ambientais.
Descrição: Essa palestra tem como objetivo principal relatar os catalisadores porosos, suas obtenções e aplicações em processos ambientais.

 

Palestrante: Prof. Dr. Vinícius Patrício Santos Caldeira
Título da Palestra: Caracterização Textural de Nanomateriais sob Adsorção de Gases.
Descrição: Abordar conhecimentos introdutórios sobre a adsorção de gases para a finalidade de caracterizar as propriedades texturais, ou seja, porosidade e área específica, de materiais com estrutura nanométrica. A partir desta técnica, desde do ponto de vista experimental, desenvolver conceitos e modelos básicos teóricos para interpretar as isotermas de adsorção e distribuições de tamanho de poros.

 

Palestrante: Prof. Dr. Vinícius Patrício Santos Caldeira
Título da Palestra: Tratamento de Águas e Efluentes por Processos de Adsorção.
Descrição: Apresentar as perspectivas atuais para o tratamento de águas e efluentes visando o controle dos danos ambientais e melhoria da qualidade  de vida das pessoas. Assim como, abordar os conhecimentos sobre os processos adequados aos variados tipos de efluentes produzidos no país,  principalmente os processos de adsorção.
 
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern