Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte foi recomendado pela CAPES em 2007, iniciando suas atividades com o Curso de Mestrado em 2008 e tendo como área de concentração a Física da Matéria Condensada. Em 2012 foi implementada sua segunda área de concentração, Astrofísica e Cosmologia. O Curso de Doutorado em Física foi aprovado em 2018.

As linhas de pesquisas do PPGF estão distribuídas nas duas áreas de concentração. Em Física da Matéria Condensada essas linhas são Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas; Física Estatística e Teoria Cinética e Materiais Dielétricos e Semicondutores. Na área de Astrofísica e Cosmologia as pesquisas são realizadas em Astrofísica Estelar ou em Cosmologia e Gravitação.

O Programa tem sede em Mossoró, que é a cidade polo de uma região abrangendo 30 municípios e que inclui parte dos estados do Ceará e da Paraíba. Essa região experimenta um intenso processo desenvolvimento econômico e de infraestrutura e o PPGF atua como indutor nesse processo. Atualmente, cerca de 90% dos egressos do programa estão cursando doutorado no Brasil ou no exterior, são docentes em universidades públicas e institutos federais de educação ou lecionando em escolas públicas e privadas do Ensino Médio.

As colaborações e parcerias estabelecidas pelo PPGF envolvem diversas instituições brasileiras ou internacionais, como por exemplo: UFRN, UFC, UFPE, ON, UFCG, USP, Universidade do Minho, University of Glasgow, Lomonosov Moscow State University, dentre outras.

A seleção de novos estudantes para os cursos de mestrado e doutorado é realizada duas vezes por ano. O processo seletivo é feito por meio de avaliação de desempenho, entrevista e análise de currículo e os estudantes selecionados podem ser contemplados com bolsa de estudos financiada pela CAPES.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

  • - EDESIO MIGUEL BARBOZA JUNIOR

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br