Ensino de espanhol como língua estrangeira: interfonologia dos sons alveolares na formação da pronúncia
Língua Espanhola. Fonética e Fonologia. Interlíngua e Interfonologia. Construção da Pronúncia. Sons Alveolares.
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a interfonologia dos sons alveolares na formação da pronúncia dos aprendizes de espanhol como língua estrangeira. Partimos das seguintes perguntas: i) Quais as principais dificuldades interfonológicas observadas na construção da pronúncia dos sons alveolares dos alunados brasileiros do espanhol como língua estrangeira? e ii) Quais estratégias podem ser usadas para reduzir as interferências interfonológicas?. No que concerne aos objetivos específicos, delimitamo-nos a: Identificar a realização dos sons alveolares dos informantes; b: Verificar a interfonologia entre o espanhol e o português na construção da pronúncia dos sons alveolares dos aprendizes estrangeiros; c: Discutir as principais dificuldades na realização dos sons alveolares dos aprendizes brasileiros do espanhol; e d: Propor atividades pedagógicas voltadas para o ensino de pronúncia, com foco nos sons alveolares. Baseamo-nos, teoricamente, em autores como Cristófaro-Silva (2003), Roberto (2016), Mesquita Neto (2023) e Moraes (2024) que tratam discutir os conceitos básicos que fundamentam os estudos da fonética e fonologia. No que concerne a interlíngua, trazemos Selinker (1972), Fernández (2007) e Oliveira e Paiva (2021) com os fundamentos da interlíngua, interfonologia e fossilização. Além destes, utilizamos teóricos Farias (2018) e Mesquita Neto (2016) analisam os aspectos interfonológicos dos sons alveolares entre o LM e a LE. Discutimos também autores que trabalham diretamente com o ensino de pronúncia e as abordagens para a efetivação dessa prática como Iruela (2004, 2007), Falcão (2010), Mellado (2012) e Mesquita Neto (2018, 2020, 2023). Para a realização da pesquisa, utilizaremos uma metodologia quanti-qualitativa corte experimental e longitudinal, tivemos como corpus de análise a gravação de áudios de alunos do curso livre ¡Español en foco! vinculado ao Núcleo de Estudos de Cultura, Literatura e Língua Espanhola (NECLE) da UER/CAPF. As temáticas abordadas para a coletas dos dados serão: a) presentarse en español (nombre, edad, origen, donde vive, datos personales, profesión y dirección), b) describir rasgos físicos y psicológicos, e c) hablar de sus gustos y preferencias.